$type=grid$show=home$count=5$label=0$tbg=black$meta=0$snip=0$rm=0

Resenha | A Saga do bruxo Geralt de Rívia: O Último Desejo



image


Sinopse: Geralt de Rívia é um bruxo sagaz e habilidoso. Um assassino impiedoso e de sangue-frio treinado, desde a infância, para caçar e eliminar monstros. Seu único objetivo: destruir as criaturas do mal que assolam o mundo. Um mundo fantástico criado por Sapkowski com claras influências da mitologia eslava. Um mundo em que nem todos os que parecem monstros são maus nem todos os que parecem anjos são bons…

Se você é fã de jogos eletrônicos, então provavelmente já ouviu falar de Geralt e o mundo de The Witcher, mas caso ainda não esteja familiarizado com o jogo, em breve teremos um review de The Witcher III aqui no NerdSide. Tanto os games quanto as outras mídias, que incluem HQs (físicas e digitais), uma série de TV e um filme, foram inspirados nos livros de Andrzej Sapkowski, publicados em 1992.



image


A saga do Bruxo Geralt de Rivia, inicia-se com o livro A Espada do Destino (1992), mas cronologicamente O Último Desejo (1993) é o primeiro livro, por isso resolvemos resenhá-lo primeiro também. Esses dois são compostos por contos, muitos deles publicados originalmente pela revista Fantastyka. A história passa a ser contada de forma linear somente a partir de Sangue dos Elfos e tem continuidade com Tempo de Desprezo Batismo de Fogo. Os livros são publicados no Brasil pela editora WMF Martins Fontes e os dois últimos livros da saga (The Swallow’s ToweLady of the Lake) ainda não foram traduzidos para o português. 

Agora que vocês já conhecem um pouquinho da saga, vamos falar de O Último Desejo, os contos desse livro narram as aventuras vividas por Geralt, introduzindo em cada aventura o universo de The Witcher e seus monstros. Um desses contos, em especial, merece muita atenção: A Voz da Razão, que é desenvolvido durante todo o livro, dividido em sete partes intercaladas por contos do passado de Geralt, como se fossem lembranças.

É importante destacar que “Witcher” seria a tradução em inglês mais aproximada para a palavra original polonesa Wiedźmin e apesar de ter sido traduzido como “Bruxo” para o português, Geralt está longe de ser algo parecido com Merlin ou Harry Potter. Witchers são caçadores de monstros profissionais, hábeis tanto com a espada e combate físico quanto na alquimia e dominam algumas magias chamadas de Sinais. Alguns dos sinais e seus significados são os seguintes:



image

  • Aard – Explosão telecinética usada para afastar/desarmar inimigos.
  • Quen – Cria um escudo que absorve o dano recebido.
  • Igni – Lança um manto de chamas para fora da mão do Witcher.
  • Yrden –  Lança uma armadilha que retarda inimigos que entram nela.
  • Axii – permite controlar as emoções ou mesmo desorientar alguém. 
É muito interessante como é detalhada a história dos Witchers e o cuidado que o autor tem de explicar como funciona o processo: os Bruxos são escolhidos ainda crianças e passam por um tratamento com poções e elixires que os transformam em mutantes. Assim, eles possuem poderes e habilidades sobre-humanas, não ficam doentes, são imunes a venenos e são mais fortes e ágeis do que os seres humanos. 

Já falamos bastante sobre Geralt e seu poderes, mas vamos falar sobre os seus inimigos. O mundo do Witcher possui uma variedade de monstros e pessoas esquisitas, com muitos elementos trazidos da mitologia eslava e dos contos de fadas. Criaturas muito bem escritas e com uma grande riqueza em detalhes, como Estriges, Lâmias, Leshies e Quiquimoras.


image
Créditos de imagem: Patrick Brown 

Agora que vocês já conhecem mais sobre o universo do Bruxo Geralt de Rivia, também conhecido como O Lobo Branco ou Carniceiro de Blaviken, vamos aos contos:


➤ A Voz da Razão - No templo de Melitele, Geralt se encontra sob os cuidados de Nenneke, uma sacerdotisa que o ajuda a recuperar-se de suas feridas após sua jornada a Wyzim, onde ele “desenfeitiça” uma princesa (narrativa do conto “O Bruxo”).

➤ O Bruxo - Se você já jogou The Witcher, vai notar que essa é justamente a cena de introdução do primeiro jogo. Geralt é contratado para combater uma Estrige, um ser muito violento que só sai à noite e se alimenta de qualquer um que se aproximar. Mas o que intriga Geralt é que o rei não quer que ele mate a criatura e sim a desenfeitice, serviço esse que já levou muitos outros a morrer e pode fazer o mesmo com Geralt.

➤ Um Grão de Feracidade - Nesse conto, Geralt e sua égua Plotka observam uma movimentação estranha dos pássaros na floresta e decidem ir até o local. Intrigado com o que encontra, Geralt decide investigar mais a fundo e descobre um palacete abandonado, onde vive Nivellen, um monstro um tanto fora do comum.


image
Créditos de imagem: Egor Gafidov

➤ O Mal Menor - Geralt mata uma Quiquimora e decide ir até a cidade para ver se há alguma recompensa pela cabeça do monstro. Quando recebe uma resposta negativa do Intendente, decide então tentar vendê-la ao Feiticeiro da cidade que talvez queira a cabeça como ingrediente alquímico. O Bruxo descobre tratar-se de um velho conhecido que está sendo caçado por uma princesa e um grupo de mercenários bem treinados. Sabendo disso, Geralt tenta dialogar e pedir que a princesa reconsidere. 


➤ Uma Questão de Preço - Geralt comparece a um banquete a convite da Rainha, onde teria de se disfarçar e sentar ao lado dela enquanto aguarda para receber todas as informações de seu serviço. Nesse banquete, a jovem princesa Pavetta deveria escolher seu esposo e futuro rei, mas uma antiga dívida muda o rumo dos acontecimentos.

➤ Confins do Mundo - Geralt e seu amigo Jaskier estão a procura de serviços para o Bruxo, quando são surpreendidos por dois fazendeiros que dizem estar sendo prejudicados por um diabo. Geralt acaba se interessando pelo serviço, mesmo duvidando de que seja de fato um diabo e o que ele descobre é que nem todos são o que parecem.



image


➤ O Último Desejo - No conto que dá titulo ao livro, Jaskier e Geralt estão pescando quando se deparam com um monstro e o trovador é gravemente ferido. Na cidade mais próxima, o Bruxo descobre que a única pessoa que poderia curar os ferimentos sofridos por Jaskier é Yennefer, uma feiticeira muito poderosa, mas que possui uma personalidade forte e que não ajuda ninguém sem que tenha algum interesse pessoal.

O autor faz um ótimo trabalho na descrição dos personagens e do ambiente, podendo ser comparado a outros livros do gênero, como Senhor dos Anéis As Crônicas de Gelo e Fogo. Além disso, o livro todo faz uma espécie de analogia entre monstros e humanos, mostrando o quanto humanos podem ser monstruosos e como até os monstros podem ter certa humanidade. A história é recheada de diálogos ágeis e repletos de um humor ácido e inteligente.
Aos homens agrada inventar monstros e monstruosidades. Com isso, sentem-se menos monstruosos. Quando se embriagam, são capazes de trapacear, roubar, bater na esposa, deixar morrer de fome a velha vovozinha, matar a machadas uma raposa pega numa armadilha ou ferir com flechas o último unicórnio do mundo. Nessas horas, gostam de pensar que Moahir, que adentra suas choupanas de madrugada, é muito mais monstruosa do que eles. Aí, ficam com o coração mais leve e acham mais fácil tocar a vida adiante. (Pág. 196)


image


Em relação à arte do livro, existem duas capas: a original que é mais simples, mas não menos atraente; e a capa mais nova, inspirada no game. As duas são igualmente bonitas, mas a capa inspirada no jogo torna o livro mais fácil de ser reconhecido. 

A história de The Witcher não para por aqui e nem nós! Em breve teremos resenhas dos outros livros da Saga do Bruxo Geralt de Rivia, resenhas das HQs e um review incrível do jogo The Witcher 3: Wild Hunt.

COMENTÁRIOS

Nome

Amazon,1,Bertrand Brasil,1,Bethesda,1,Book4You,1,Cartoon Network,1,CD Projeckt RED,1,Cinema,23,Consoles e PC,6,Cosplay,1,Críticas,3,Críticas em Série,28,CW,8,DC,12,Disney,1,Doctor Who,15,EA Acess,1,EA Games,1,Editora Aleph,1,Editora Dame Blanche,1,Editora DarkSide Books,1,Editora Draco,7,Editora Hedra,1,Editora Lendari,2,Editora Mundo Uno,1,Editora Novo Conceito,1,Editora Record,2,Editora Seguinte,1,Editora Selo Jovem,6,Especiais,9,Especial Natalino,1,eventos,3,Fear The Walking Dead,1,FML Pepper,1,Fotografia e Arte,2,Galera Record,1,Gameplay,1,Games,4,Géssica Marques,2,Globo Alt,1,God Hand,1,Gone Home,1,Guardiões da Galáxia,1,Harry Potter,2,Heroes,2,Heroes Reborn,2,HQs,3,HQs e Mangás,5,Hulu,1,Independente,4,Indiecacao,3,Into The Badlands,1,Inverso,1,iOS,1,Iron Heart,1,Iron Man,1,It: A Coisa,2,iZombie,1,J. R.R. Tolkien,1,J.K. Rowling,1,Jessica Jones,1,Joe Schreiber,1,Jogos,16,Johnny Depp,1,Journey,1,Joyland,1,Jumanji,1,Justiceiro,1,Karen Alvares,1,Kingdoms of Amalur,1,lançamentos,2,Lançamentos Editoriais,1,lancamentos-livros,4,Leonardo DiCaprio,1,Life is Strange,2,listas-series,1,Livros e HQs,63,Maníacos Por Comics,1,Marcas da Guerra,1,Marjane Satrapi,1,Maroon 5,1,Marvel,5,Maze Runner,1,Mestre Gil de Ham,1,Mirror's Edge,1,Mobile,2,Moda e Estilo,1,Mr. Robot,1,Mulan,1,Mulher Maravilha,1,Mulheres,1,Música,6,musica-nerd,1,Mystery Box,1,Não Pare!,1,NerdJam,2,NerdLoot,1,NerdSpell,1,NerdStuff,6,Netflix,6,Netflix vs Prioridades,1,News,49,Notícias,1,Novembro de 63,3,O Despertar da Força,3,O Prisioneiro dos Daleks,1,O Último Gargalo de Gaia,1,Okami,1,Oscar,1,Overwatch,1,Parceria,8,Passengers,1,PC,1,Penny Dreadful,1,Pennywise,2,Persépolis,1,Playstation,9,Poeme-se,1,Pokémon GO,3,Porcelana,2,Preacher,2,Prêmio Nobel de Literatura,1,Promoções e Sorteios,4,Prova de Fogo,1,PS3,1,PS4,3,Punho de Ferro,1,Queen,1,Rami Malek,1,Resenhas,32,Resident Evil,1,Resident Evil VII,1,reviews-games,7,Revista Avessa,1,Revista Geeks,1,Revista TIME,1,Riri Williams,1,Rogue One,2,S.K. Treymane,1,Sense 8,1,Séries e TV,48,Setembro Amarelo,1,Singularity,1,Sir James Matthew,1,Sony Pictures,2,Square Enix,1,Star Trek,1,Star Wars,7,Stephen King,5,Stranger Things,1,Supergirl,2,TAG,1,Tech,3,Tecnologia,1,Testes e Quizzes,3,The Beatles,1,The Flash,5,The Game Awards,1,The Walking Dead,1,The Witcher,3,The Witcher III,2,Trailers,13,Trevor Baxendale,1,Troopers da Morte,1,TV Show Time,1,Única Editora,1,Van Helsing,1,Vanquish,1,Voo Fantasma,1,VR,1,Warner,3,Wattpad,1,Wayne de Gotham,1,Wild Hunt,1,WMF Martins Fontes,2,Wonder Woman,1,Yellow Submarine,1,
ltr
item
NerdSide Blog: Resenha | A Saga do bruxo Geralt de Rívia: O Último Desejo
Resenha | A Saga do bruxo Geralt de Rívia: O Último Desejo
https://67.media.tumblr.com/68543a2cf7fa59966c1c60cfc635d688/tumblr_inline_nympv2XcN51tb7gy8_500.png
NerdSide Blog
http://www.nerdsideblog.com/2015/11/resenha-saga-do-bruxo-geralt-de-rivia-o.html
http://www.nerdsideblog.com/
http://www.nerdsideblog.com/
http://www.nerdsideblog.com/2015/11/resenha-saga-do-bruxo-geralt-de-rivia-o.html
true
69582135316299022
UTF-8
Posts Carregados Nenhum post encontrado VER TUDO Leia Mais Responder Cancelar Resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado Para Você TAG ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nenhum resultado encontrado Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Selecionar All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy