$type=grid$show=home$count=5$label=0$tbg=black$meta=0$snip=0$rm=0

Resenha | Especial Natalino, de Clara Madrigano

image

Sinopse: Justin está voltando para casa, afinal é Natal. Ele e suas irmãs, Cheryl e Brooke, nasceram e cresceram em Amberline, de onde cada um partiu por seus motivos, pretendendo não retornar. Mas agora estão ali para o feriado, uma data que todos tentavam evitar, e entre mágoas antigas e novas, algo mais grotesco e perigoso se insinua pela pequena cidade, ameaçando a pouca estabilidade que resta à família. 
Foi ainda em clima de natal que me deparei com a novela Especial Natalino, da Clara Madrigano (Editora Draco, 2014). Pra quem não se lembra, eu resenhei um conto da autora, Toca das Fadasaqui. E o mais importante: eu simplesmente me apaixonei por ela e sua escrita. A Clara tem esse talento para transformar coisas que deveriam ter finais felizes em verdadeiros pesadelos, ou como ela mesma diz: “Porque o que é belo também pode nos dar medo”

Especial Natalino é uma novela de terror ambientada em Amberline, EUA. Sei que parece estranho uma autora nacional escrever um estória que não se passa no Brasil, mas, outra vez, preciso elogiar a escritora. A descrição tanto dos lugares, quanto dos próprios costumes deixam transparecer que ou ela fez uma boa pesquisa, ou já passou pelo menos um natal nos EUA.

Em Amberline conhecemos rapidamente Justin e sua família que inclui sua mãe e suas irmãs, Cheryl e Brooke, além do filho de Brooke, Owen. A família, que raramente está toda reunida, se encontra para passar mais um natal juntos. Só que desta vez o terror vai muito além de simples desentendimentos familiares e mágoas passadas.

Em meio a assuntos mal-resolvidos e uma tensão crescente no ar, vemos a aparentemente tediosa Amberline, se tornar palco de uma das coisas mais horrendas que eu já li. Não vou revelar sobre o que se trata, seria um spoiler nada legal. Mas apesar de ser um tema que a princípio pode parecer um pouco batido, gostei da forma bastante original com que a autora o desenvolveu.

A história é bastante curta, com só 71 páginas e uma leitura tão fluida que fui capaz der ler em pouquíssimas horas (precisei de uma pausa para o lanchinho, estava com uma fome). E digo que é fluida porque mesmo mesclando o passado e presente, recurso muito bem utilizado para desenvolver os personagens, as coisas não ficam nem um pouco confusas.
Ela estragara tudo. Ela fora a favorita do pai, mas então deixara de ser no minuto em que aceitara aquele feto crescendo nela; deixara de ser favorita para tornar-se apenas mulher, cometendo erros burros de uma mulher.
Os personagens não foram capazes de ganhar minha simpatia, infelizmente. Brooke é simplesmente irritante demais e talvez eu seja muito mais parecida com Cheryl do que gostaria de admitir, e Justin acabou se tornando neutro demais. Mas só porque não ganharam minha simpatia, não quer dizer que não sejam bem escritos ou que não tenham profundidade. De fato, o elemento mais sensacional da história toda é a profundidade dos questionamentos familiares. Além, é claro, do tom feminista, irônico e bastante ácido que toma conta dos diálogos e principalmente dos pensamentos dos nossos personagens principais.

Especial Natalino é um belo exemplo onde o fantástico e real se unem para nos entregar uma boa história. Afinal, foi através do inimaginável que Justin, Brooke e Cheryl foram capazes de confrontar sua realidade aterrorizante.

Baixe agora mesmo ➣ Amazon | Saraiva | Cultura | Google | Kobo | Travessa | Livraria da Folha

COMENTÁRIOS

Nome

Amazon,1,Bertrand Brasil,1,Bethesda,1,Book4You,1,Cartoon Network,1,CD Projeckt RED,1,Cinema,23,Consoles e PC,6,Cosplay,1,Críticas,3,Críticas em Série,28,CW,8,DC,12,Disney,1,Doctor Who,15,EA Acess,1,EA Games,1,Editora Aleph,1,Editora Dame Blanche,1,Editora DarkSide Books,1,Editora Draco,7,Editora Hedra,1,Editora Lendari,2,Editora Mundo Uno,1,Editora Novo Conceito,1,Editora Record,2,Editora Seguinte,1,Editora Selo Jovem,6,Especiais,9,Especial Natalino,1,eventos,3,Fear The Walking Dead,1,FML Pepper,1,Fotografia e Arte,2,Galera Record,1,Gameplay,1,Games,4,Géssica Marques,2,Globo Alt,1,God Hand,1,Gone Home,1,Guardiões da Galáxia,1,Harry Potter,2,Heroes,2,Heroes Reborn,2,HQs,3,HQs e Mangás,5,Hulu,1,Independente,4,Indiecacao,3,Into The Badlands,1,Inverso,1,iOS,1,Iron Heart,1,Iron Man,1,It: A Coisa,2,iZombie,1,J. R.R. Tolkien,1,J.K. Rowling,1,Jessica Jones,1,Joe Schreiber,1,Jogos,16,Johnny Depp,1,Journey,1,Joyland,1,Jumanji,1,Justiceiro,1,Karen Alvares,1,Kingdoms of Amalur,1,lançamentos,2,Lançamentos Editoriais,1,lancamentos-livros,4,Leonardo DiCaprio,1,Life is Strange,2,listas-series,1,Livros e HQs,63,Maníacos Por Comics,1,Marcas da Guerra,1,Marjane Satrapi,1,Maroon 5,1,Marvel,5,Maze Runner,1,Mestre Gil de Ham,1,Mirror's Edge,1,Mobile,2,Moda e Estilo,1,Mr. Robot,1,Mulan,1,Mulher Maravilha,1,Mulheres,1,Música,6,musica-nerd,1,Mystery Box,1,Não Pare!,1,NerdJam,2,NerdLoot,1,NerdSpell,1,NerdStuff,6,Netflix,6,Netflix vs Prioridades,1,News,49,Notícias,1,Novembro de 63,3,O Despertar da Força,3,O Prisioneiro dos Daleks,1,O Último Gargalo de Gaia,1,Okami,1,Oscar,1,Overwatch,1,Parceria,8,Passengers,1,PC,1,Penny Dreadful,1,Pennywise,2,Persépolis,1,Playstation,9,Poeme-se,1,Pokémon GO,3,Porcelana,2,Preacher,2,Prêmio Nobel de Literatura,1,Promoções e Sorteios,4,Prova de Fogo,1,PS3,1,PS4,3,Punho de Ferro,1,Queen,1,Rami Malek,1,Resenhas,32,Resident Evil,1,Resident Evil VII,1,reviews-games,7,Revista Avessa,1,Revista Geeks,1,Revista TIME,1,Riri Williams,1,Rogue One,2,S.K. Treymane,1,Sense 8,1,Séries e TV,48,Setembro Amarelo,1,Singularity,1,Sir James Matthew,1,Sony Pictures,2,Square Enix,1,Star Trek,1,Star Wars,7,Stephen King,5,Stranger Things,1,Supergirl,2,TAG,1,Tech,3,Tecnologia,1,Testes e Quizzes,3,The Beatles,1,The Flash,5,The Game Awards,1,The Walking Dead,1,The Witcher,3,The Witcher III,2,Trailers,13,Trevor Baxendale,1,Troopers da Morte,1,TV Show Time,1,Única Editora,1,Van Helsing,1,Vanquish,1,Voo Fantasma,1,VR,1,Warner,3,Wattpad,1,Wayne de Gotham,1,Wild Hunt,1,WMF Martins Fontes,2,Wonder Woman,1,Yellow Submarine,1,
ltr
item
NerdSide Blog: Resenha | Especial Natalino, de Clara Madrigano
Resenha | Especial Natalino, de Clara Madrigano
https://67.media.tumblr.com/837b405dde0fcfcdf57cc36c714c1e83/tumblr_inline_o0hy376h3M1tb7gy8_540.png
NerdSide Blog
http://www.nerdsideblog.com/2016/01/resenha-especial-natalino-de-clara.html
http://www.nerdsideblog.com/
http://www.nerdsideblog.com/
http://www.nerdsideblog.com/2016/01/resenha-especial-natalino-de-clara.html
true
69582135316299022
UTF-8
Posts Carregados Nenhum post encontrado VER TUDO Leia Mais Responder Cancelar Resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado Para Você TAG ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nenhum resultado encontrado Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Selecionar All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy