$type=grid$show=home$count=5$label=0$tbg=black$meta=0$snip=0$rm=0

Resenha | Mestre Gil de Ham, J. R. R. Tolkien



image

Sinopse: Esta divertida história, escrita pelo autor de O Hobbit, é ambientada no vale do Tâmisa, na Inglaterra, num passado maravilhoso e distante, quando ainda existiam gigantes e dragões. Seu herói, Mestre Gil, é na realidade um fazendeiro totalmente desprovido de heroísmo, mas que, graças a boa sorte e a ajuda do cachorro Garm, da égua cinzenta e da espada mágica Caudimordax (ou Morde-cauda), amansa o dragão Chrysophylax e ganha enorme fortuna.
Algumas semanas atrás eu e a Maria nos juntamos para trazer uma resenha sobre o livro O Último Desejo, primeiro livro da serie The Witcher, de Andrzej Sapkowski. Esta foi nossa primeira parceria no blog e em breve teremos outras resenhas em conjunto, porém hoje eu trago a vocês uma resenha individual do livro Mestre Gil de Ham, de J.R.R. Tolkien. Como amante de livros medievais e contos de época eu não poderia deixar este livro passar e assim que o vi tive a vontade de lê-lo.

A história tem seu inicio falando sobre os seres mágicos que habitam este mundo criado por Tolkien, que incluem dragões, gigantes e cães falantes, mas um gigante especificamente é bastante importante nesta história. É ele o responsável por invadir as terras de um fazendeiro chamado Aegidius Ahenobarbus Julios Agricola de Hammo ou como é conhecido na história Mestre Gil de Ham.  Avisado pelo seu cão Garm, Gil decide então confrontar o gigante e tentar expulsa-lo de sua fazenda, o que tem um resultado positivo por pura sorte. 


image


Gil acaba acertando o gigante com sua arma, que apesar de ter causado danos comparáveis a nada mais do que uma simples picada de inseto, mesmo assim foi capaz de fazer com o que gigante batesse em retirada. A história então se espalha entre os homens e demais seres míticos das montanhas. Mestre Gil acaba ficando reconhecido pelo seu feito e ganha até mesmo uma espada como presente. 

A terra de Ham, apesar de possuir muitos insetos, é uma terra pacífica e farta de comida, o que desperta o interesse de Chrysophylax, que vinha de uma linhagem de ricos dragões. Também conhecido como Morde-cauda, o dragão resolve ir até esta pacífica terra para barganhar comida e mais bens para si. Mal sabia Mestre Gil que com a noticia de ter expulsado um gigante das terras do rei, ele seria requisitado pelo seu mérito para dar conta do tal dragão.

O livro em si tem poucos personagens sendo deles O Rei, Garm, Mestre Gil, Chrysophylax e sua égua, sendo a trama principal focada na interação entre Mestre Gil e Chrysophylax.



image


Conheça os personagens e suas principais características:
Mestre Gil de Ham: Ranzinza, um pouco preguiçoso e algumas vezes otimista e confiante, Mestre Gil tem o típico jeito de grande herói que por dentro tem medo, mas sempre acaba tendo sorte. Após o ocorrido se vangloria como se tudo fosse calculado e pensado, e nunca deixa seu ego cair, sempre procura alimenta-lo de todas as formas possíveis,entretanto tem uma alma muito caridosa e bondosa.
Chrysophylax: Sendo de uma linhagem nobre de dragões de grandes feitos, Chrysophylax é por vezes egoísta, mentiroso e mesmo suas boas ações são sempre em benefício próprio. Sempre tenta passar as pessoas para traz, mas tem uma natureza covarde e pacífica até demais para um dragão.
Garm: É o cachorro de Mestre Gil, companheiro e carismatico, Garm sempre está ao lado de seu dono e sempre o idolatra e alimenta seu ego com seus elogios por vezes exagerados.


image


Ah, essa história não se passa na terra média, mas permanece em um cenário de fantasia medieval, ambientada no vale do Tâmisa, na Inglaterra. Tolkien recria aqui uma sociedade medieval inglesa dentro de um universo mágico, para assim discutir valores éticos e a própria sociedade. 
O trabalho do outono e do início do inverno corria bem. Tudo parecia perfeito – Até a chegada do dragão. 
O livro é um conto pequeno que pode ser facilmente lido em um dia e assim como O Hobbit, Mestre Gil de Ham foi escrito por Tolkien para para entreter seus filhos, mas acabou tomando outras proporções e se tornando mais uma de suas fabulosas obras. Com uma linguagem mais rápida e com bons toques de humor, o livro é de fácil leitura e capaz de agradar leitores calejados e os mais jovens. Além disso, a narração em terceira pessoa e em tempo cronológico ajuda a confirmar o caráter de lenda do texto.

Mais uma vez a WMF Martins Fontes não deixou a desejar, na minha opinião o Brasil possui uma das mais belas edições da obra no mundo. Mestre Gil de Ham, que já está em sua terceira reimpressão no Brasil (2003, 2012 e 2014), chama atenção pela capa, feita por Alan Lee, referência em ilustrações Tolkenianas. Alan foi responsável por outros livros do autor, como O Hobbit e Os Filhos de Húrin, e também esteve envolvido com a arte conceitual dos filmes de O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Além da versão final do conto, o livro ainda traz o manuscrito de Tolkien, uma versão bem mais próxima ao modo como Tolkien a contava aos filhos, além de uma breve continuação, que relata a vida de George Worming, filho de Mestre Gil.

COMENTÁRIOS

Nome

Amazon,1,Bertrand Brasil,1,Bethesda,1,Book4You,1,Cartoon Network,1,CD Projeckt RED,1,Cinema,23,Consoles e PC,6,Cosplay,1,Críticas,3,Críticas em Série,28,CW,8,DC,12,Disney,1,Doctor Who,15,EA Acess,1,EA Games,1,Editora Aleph,1,Editora Dame Blanche,1,Editora DarkSide Books,1,Editora Draco,7,Editora Hedra,1,Editora Lendari,2,Editora Mundo Uno,1,Editora Novo Conceito,1,Editora Record,2,Editora Seguinte,1,Editora Selo Jovem,6,Especiais,9,Especial Natalino,1,eventos,3,Fear The Walking Dead,1,FML Pepper,1,Fotografia e Arte,2,Galera Record,1,Gameplay,1,Games,4,Géssica Marques,2,Globo Alt,1,God Hand,1,Gone Home,1,Guardiões da Galáxia,1,Harry Potter,2,Heroes,2,Heroes Reborn,2,HQs,3,HQs e Mangás,5,Hulu,1,Independente,4,Indiecacao,3,Into The Badlands,1,Inverso,1,iOS,1,Iron Heart,1,Iron Man,1,It: A Coisa,2,iZombie,1,J. R.R. Tolkien,1,J.K. Rowling,1,Jessica Jones,1,Joe Schreiber,1,Jogos,16,Johnny Depp,1,Journey,1,Joyland,1,Jumanji,1,Justiceiro,1,Karen Alvares,1,Kingdoms of Amalur,1,lançamentos,2,Lançamentos Editoriais,1,lancamentos-livros,4,Leonardo DiCaprio,1,Life is Strange,2,listas-series,1,Livros e HQs,63,Maníacos Por Comics,1,Marcas da Guerra,1,Marjane Satrapi,1,Maroon 5,1,Marvel,5,Maze Runner,1,Mestre Gil de Ham,1,Mirror's Edge,1,Mobile,2,Moda e Estilo,1,Mr. Robot,1,Mulan,1,Mulher Maravilha,1,Mulheres,1,Música,6,musica-nerd,1,Mystery Box,1,Não Pare!,1,NerdJam,2,NerdLoot,1,NerdSpell,1,NerdStuff,6,Netflix,6,Netflix vs Prioridades,1,News,49,Notícias,1,Novembro de 63,3,O Despertar da Força,3,O Prisioneiro dos Daleks,1,O Último Gargalo de Gaia,1,Okami,1,Oscar,1,Overwatch,1,Parceria,8,Passengers,1,PC,1,Penny Dreadful,1,Pennywise,2,Persépolis,1,Playstation,9,Poeme-se,1,Pokémon GO,3,Porcelana,2,Preacher,2,Prêmio Nobel de Literatura,1,Promoções e Sorteios,4,Prova de Fogo,1,PS3,1,PS4,3,Punho de Ferro,1,Queen,1,Rami Malek,1,Resenhas,32,Resident Evil,1,Resident Evil VII,1,reviews-games,7,Revista Avessa,1,Revista Geeks,1,Revista TIME,1,Riri Williams,1,Rogue One,2,S.K. Treymane,1,Sense 8,1,Séries e TV,48,Setembro Amarelo,1,Singularity,1,Sir James Matthew,1,Sony Pictures,2,Square Enix,1,Star Trek,1,Star Wars,7,Stephen King,5,Stranger Things,1,Supergirl,2,TAG,1,Tech,3,Tecnologia,1,Testes e Quizzes,3,The Beatles,1,The Flash,5,The Game Awards,1,The Walking Dead,1,The Witcher,3,The Witcher III,2,Trailers,13,Trevor Baxendale,1,Troopers da Morte,1,TV Show Time,1,Única Editora,1,Van Helsing,1,Vanquish,1,Voo Fantasma,1,VR,1,Warner,3,Wattpad,1,Wayne de Gotham,1,Wild Hunt,1,WMF Martins Fontes,2,Wonder Woman,1,Yellow Submarine,1,
ltr
item
NerdSide Blog: Resenha | Mestre Gil de Ham, J. R. R. Tolkien
Resenha | Mestre Gil de Ham, J. R. R. Tolkien
https://68.media.tumblr.com/ab8db3541f141a4ab44ebbda9c26002f/tumblr_inline_o4jvlkpRFV1tb7gy8_500.jpg
NerdSide Blog
http://www.nerdsideblog.com/2016/03/resenha-mestre-gil-de-ham-j-r-r-tolkien.html
http://www.nerdsideblog.com/
http://www.nerdsideblog.com/
http://www.nerdsideblog.com/2016/03/resenha-mestre-gil-de-ham-j-r-r-tolkien.html
true
69582135316299022
UTF-8
Posts Carregados Nenhum post encontrado VER TUDO Leia Mais Responder Cancelar Resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado Para Você TAG ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nenhum resultado encontrado Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Selecionar All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy