Resenha | As Gêmeas do Gelo, de S.K. Treymane


image


Editora: Bertrand Brasil | Ano: 2016 | Páginas: 362
Um thriller psicológico aterrorizante perfeito para os fãs de A Garota no Trem
Sinopse: Um ano depois de Lydia, uma de suas filhas gêmeas idênticas, morrer em um acidente, Angus e Sarah Moorcroft se mudam para a pequena ilha escocesa que Angus herdou da avó, na esperança de conseguirem juntar os pedaços de suas vidas destroçadas. Mas quando sua filha sobrevivente, Kirstie, afirma que eles estão confundindo a sua identidade — que ela é, na verdade, Lydia — o mundo deles desaba mais uma vez. Quando uma violenta tempestade deixa Sarah e Kirstie (ou será Lydia?) confinadas naquela ilha, a mãe é torturada pelo passado — o que realmente aconteceu naquele dia fatídico, em que uma de suas filhas morreu? 
Confesso que já faz um tempo desde o último suspense que eu li, isso devido ao péssimo cenário que tenho observado nesse tipo de literatura: obras nem um pouco atrativas que acabam por cair no clichê. Mas, apesar de ser um best-sellerAs Gêmeas do Gelo foi uma grata surpresa, uma obra revolucionária e envolvente do começo ao fim. 

Publicado no Brasil pela Bertrand, o livro de S.K. Treymane (pseudônimo do autor e jornalista londrino Sean Thomas) foi gentilmente cedido pelo Grupo Editorial Record, que tem mensalmente presenteado o NerdSide com seus lançamentos.

A trama acompanha Sarah e Angus Moorcroft, um casal que parecia ter a vida perfeita. Ele, um arquiteto muito bem sucedido e que após três anos consecutivos de promoções, pôde comprar uma bela casa em Camden, no centro de Londres e se tornar o principal provedor da família. Ela, uma jornalista que optou por diminuir a rotina de trabalho e agora trabalha como freelancer, enquanto cuida da casa e das filhas gêmeas Lydia e Kirstie. Mas toda família tem seus segredos e tudo começa a ruir quando um grave acidente, aos seis anos de idade, tira a vida de Lydia. 

Mesmo antes da morte de sua filha Sarah já não estava muito satisfeita no casamento com Angus, que após o nascimento das meninas passou a não enxergá-la como mulher e adquiriu o hábito de beber além da conta. Após o acidente que destruiu a família, tal hábito se intensificou e levou Angus a agredir o próprio chefe com um soco durante um surto de raiva. Cada vez mais agressivo e bêbado, Angus perde o emprego e leva sua família a falência. Nesse cenário, a única solução encontrada pelo casal para seguir em frente é vender a agora insustentável casa em Camden e se mudar para a isolada Ilha de Torran, herança da avó de Angus.


image


Com o desenrolar da história percebemos que esta família esconde mais segredos que é capaz de admitir e quando Kristie, a gêmea sobrevivente, revela que na verdade houve um erro e ela é Lydia, as coisas, que pareciam estar finalmente tomando seu rumo, voltam a desandar. É simplesmente desesperador acompanhar a dor de cada personagem e a forma como cada um lida com ela.     
Por que você continua me chamando de Kirstie mamãe? Kirstie está morta. Quem morreu foi a Kirstie. Eu sou Lydia. (Pág. 24) 
A ligação entre as gêmeas, desde a gestação, era extraordinária, as duas eram inseparáveis e compartilhavam segredos, medos e até mesmo um idioma particular que apenas elas entendiam. Onde quer que estivessem Lydia e Kirstie chamavam a atenção por sua aparência exatamente igual, nem mesmo os pais eram capazes de distingui-las, até que passaram a pintar uma única unha do pezinho das bebês de cores diferentes. Quando já estavam mais crescidas, já era possível distingui-las pela personalidade: Lydia era a mais doce e sentimental e assim como a mãe gostava de ler, enquanto Kirstie era a gêmea confiante, elétrica e extrovertida. 

Sarah já não tem certeza se houve um engano entre a identidade das meninas ou se Kirstie está enfrentando um conflito de identidades, já que as gêmeas tinham o hábito de trocar as personalidades em suas brincadeiras.

Sarah se vê sem saídas, suas filhas se vestiam exatamente iguais naquele fatídico dia e a única forma de diferenciá-las seria pelas digitais, já que o DNA de gêmeos univitelinos é idêntico, mas a gêmea morta foi cremada e não havia nenhuma amostra anterior à sua morte para comparação. Seria impossível diferenciá-las agora.

O cenário da Ilha de Torran (Eilean Torran, a Ilha do Trovão) ajuda a dar um tom ainda mais assustador à narrativa: além de uma descrição muito bem detalhada, imagens simples e assustadoras da ilha, em preto e branco, preenchem as páginas do livro e causam arrepios. Uma curiosidade bacana sobre as imagens é que elas foram feitas pelo próprio autor, que gosta de tirar fotos e usar como fonte para escrever depois. Além disso, elas ajudam a trazer ainda mais realismo para a história, já que são fotos reais da casa pertencente a um amigo de Tremayne. O local poderia ser um perfeito cenário de filme de terror: local isolado, uma casa velha e com pouca iluminação, muitos barulhos estranhos devido à ventania…  Além disso, muitas lendas sobre espíritos e passagem para o outro mundo circundam Torran. Será apenas uma confusão mental que assola Kirstie? Será ela, na verdade, Lydia? Ou a estranha Ilha de Torran deu espaço para que sua irmã falecida pudesse assombrá-la?


image


O final, apesar de surpreendente, não é nada mirabolante, mas isso não interfere na sua qualidade. Muito pelo contrário, a resolução do mistério dá um toque ainda mais realista ao suspense. Você apenas fica se perguntando: “sério que foi por isso?”. Tremayne sabe mexer com o leitor, apesar de no fim a maior parte do mistério se resolver, algumas questões ainda ficam em aberto, para que o próprio leitor resolva.

A narrativa, que é alternada entre primeira pessoa para Sarah e terceira pessoa para Angus, em capítulos intercalados, funciona bem e oferece dois lados da mesma história. A quantidade de reviravoltas é angustiante, quando pensamos estar próximos de desvendar tudo, somos surpreendidos com novos elementos. Eu diria que pode o suspense de Tremayne pode ser comparado a Agatha Christie - e isso definitivamente diz alguma coisa. Outro ponto a favor da obra é a pesquisa feita pelo autor: ele compartilha várias informações da literatura médica sobre gêmeos; explicações com base científica; e até mesmo a exploração do folclore do povo das Ilhas Hébridas.

Outros personagens são apresentados no decorrer da história, como Josh, que serve de confidente para Angus, e sua esposa Molly; Imogen, que é amiga de Sarah e tem um papel importantíssimo na história; o psiquiatra Dr. Kellaway que ajuda Sarah a entender o que se passa na cabeça de sua filha; e por fim, Beany, o cachorro da família, um springer spaniel que completa a típica família inglesa perfeita.

Não preciso nem comentar sobre a edição da Bertrand, certo? A capa transmite muito bem o clima sombrio da obra e a diagramação é muito boa, com uma fonte de tamanho confortável e páginas amareladas. Tudo no livro, tanto a parte física quanto o enredo em si, contribuem pra uma ótima leitura!
Todo amor é uma forma de suicídio. (p. 364).
Acho que cabe apenas uma ressalva com relação ao livro, apesar de não ser do gênero erótico, ele tem uma ou duas cenas de sexo bem explícito. O que não é nenhum defeito e nem muito menos torna o livro +18, mas fica o aviso.
Comprar: Amazon | Americanas | Submarino | Saraiva | Livraria Cultura

COMENTÁRIOS

Nome

A Casa de Vidro,1,A Colina Escarlate,1,A Espada do Verão,1,A Garota Dinamarquesa,1,A Garota do Trem,1,A Menina Distraída,1,A Noiva Fantasma,1,A Saga do Bruxo Geralt de Rívia,2,A Toca das Fadas,1,A Torre Negra,2,A Última Era,1,Alan Goldsher,1,Alexandra Bracken,1,Alice Através do Espelho,1,Amazon,1,AMC,3,American Horror Story,1,Amnesia,1,Ana Cristina Rodrigues,1,Android,2,Andrzej Sapkowski,1,Animacoes,6,Animais Fantásticos e Onde Habitam,2,Anna Fagundes Martino,1,Antologias,1,Apenas um Show,2,Arkane Studios,1,Arqueiro,1,Arrow,1,Artigos Cinema,4,Artigos Jogos,3,Artigos Literatura,12,Artigos Música,1,Artigos Séries,4,As Gêmeas do Gelo,1,Back To The Future,1,Batman,2,Batman Day,1,Batman: Arkham VR,1,Bear Grylls,1,Bertrand Brasil,2,Bethesda,1,Bienal do Livro 2016,3,Biohazard,1,Blindspot,2,Blood and Wine,1,Bob Dylan,1,Book4You,1,Branca dos Mortos e os Sete Zumbis,1,Bruno Bock e Rolandinho,1,Capitão Planeta,1,Carlos Fleury,1,Carol Rossetti,1,Cartoon Network,1,CD Projeckt RED,2,Chameleon Circuit,1,Charlie Choo-choo,1,Christopher Lloyd,1,Chromecast,1,Chuck Wendig,1,Cinema,21,Clara Madrigano,2,Companhia das Letras,1,Contos,1,Contos do Dragão,1,Cores,1,Cosplay,1,criticas-cinema,3,criticas-series,28,Cthulhu Virtual Pet,1,Curiosidades,1,CW,8,DarkSide,1,Daydream,1,DC,13,DC's Legends of Tomorrow,1,De Volta Para o Futuro,3,Dia da Toalha,1,dia das crianças,7,Dia do Baterista,1,Dia do Orgulho Nerd,1,Dishonored 2,1,Disney,1,Doctor Who,16,Douglas Adams,1,EA Acess,1,EA Games,1,Editora Aleph,1,Editora Dame Blanche,1,Editora DarkSide Books,1,Editora Draco,7,Editora Hedra,1,Editora Lendari,2,Editora Mundo Uno,1,Editora Novo Conceito,2,Editora Record,3,Editora Selo Jovem,6,Ensaio Sensual,1,Especial Natalino,1,Estilo,1,eventos,3,Fábio Yabu,1,Fear The Walking Dead,1,FML Pepper,1,Fotografia,1,Galera Record,1,Game of Thrones,1,Gameplay,1,Games,4,Géssica Marques,2,Gilmore Girls,1,God Hand,1,Gone Home,1,Google,1,Google Wifi,1,Guardiões da Galáxia,1,Guilhermo Del Toro,1,Halloween,1,HarperCollins,1,Harry Potter,4,Heroes,2,Heroes Reborn,2,Hijab,1,HOP,1,Horror em Gotas,1,HQs,7,Hulu,1,Indiecacao,3,Into The Badlands,1,Inverso,1,iOS,2,Iron Heart,1,Iron Man,1,It: A Coisa,2,iZombie,1,J. R.R. Tolkien,1,J.K. Rowling,1,Jackaby,1,Jessica Jones,1,Joe Schreiber,1,jogos,16,Johnny Depp,1,Journey,1,Joyland,1,Jumanji,1,Justiceiro,1,Karen Alvares,2,KDP,1,Kindle,1,Kingdoms of Amalur,1,lançamentos,4,lancamentos-cinema,2,lancamentos-livros,7,Leandro Souza,1,LEGO,1,Leonardo DiCaprio,1,Life is Strange,2,Liga da Justiça,1,listas-series,1,Livros e HQs,63,Lobo da Estepe,1,Lost,1,Maníacos Por Comics,1,Marcas da Guerra,1,Marjane Satrapi,1,Maroon 5,1,Marvel,5,Maze Runner,1,Mestre Gil de Ham,1,Microcontos de Fadas,1,Mirror's Edge,1,mobile,3,Mr. Robot,1,Mulan,1,Mulher Maravilha,2,Mulheres,1,Música,6,musica-nerd,1,Mystery Box,1,Nancy Holder,1,Não Pare!,1,NerdJam,1,NerdLoot,1,NerdSpell,1,Netflix,7,Netflix vs Prioridades,1,News,53,Novembro de 63,3,Novo Conceito,1,Novo Século,1,O Despertar da Força,3,O Futuro Vem da Tinta,1,O Guia do Mochileiro das Galáxias,1,O Prisioneiro dos Daleks,1,O Último Desejo,1,O Último Gargalo de Gaia,1,Okami,1,Oscar,1,Overwatch,1,Parceria,9,Passengers,1,Paula Hawkings,1,PC,1,Penny Dreadful,1,Pennywise,2,Persépolis,1,Pipocando,1,Pixel,1,Playstation,9,Poeme-se,1,Pokémon GO,3,Por Enquanto,1,Porcelana,2,Preacher,2,Prêmio Nobel de Literatura,1,Promoções e Sorteios,5,Prova de Fogo,1,PS3,1,PS4,3,Punho de Ferro,1,Queen,1,Rami Malek,1,Resenhas,32,Resident Evil,1,Resident Evil VII,1,reviews-games,7,Revista Avessa,1,Revista Geeks,1,Revista TIME,1,Rick Riordan Magnus Chase,1,Riri Williams,1,Rocco,1,Rogue One,2,S.K. Treymane,1,Sailor Moon,1,Scott Pilgrim,1,Seguinte,1,Sense 8,1,Series e TV,48,Setembro Amarelo,1,Singularity,1,Sir James Matthew,1,Sony Pictures,2,Square Enix,1,Star Trek,1,Star Wars,9,Stephen King,7,Steppenwolf,1,Steven Universe,1,Stranger Things,1,Suma de Letras,1,Supergirl,3,Superman,1,TAG,1,Tech,4,Testes e Quizzes,4,The Beatles,1,The Darnish Girl,1,The Flash,7,The Game Awards,1,The Walking Dead,1,The Witcher,5,The Witcher III,2,Tim Burton,1,Toy Story,1,Trailers,13,Trevor Baxendale,1,Troopers da Morte,1,TV Show Time,1,Um Gato de Rua Chamado Bob,1,Única Editora,1,Valentina,1,Van Helsing,1,Vanessa Bencz,2,Vanquish,1,Vans,1,Voo Fantasma,1,VR,1,Warner,3,Wattpad,1,Wayne de Gotham,1,Wild Hunt,1,William Ritter,1,WMF Martins Fontes,1,Wonder Woman,1,Xbox,6,Xbox 360,1,Xbox One,1,XONE,1,Yangsze Choo,1,Yasmin Moraes,1,Yellow Submarine,1,Zumbeatles,1,
ltr
item
NerdSide Blog: Resenha | As Gêmeas do Gelo, de S.K. Treymane
Resenha | As Gêmeas do Gelo, de S.K. Treymane
https://68.media.tumblr.com/90b37115e25e2c726c13cf527ccf0627/tumblr_inline_o7g4kf1KMN1tb7gy8_500.png
NerdSide Blog
http://www.nerdsideblog.com/2016/05/resenha-as-gemeas-do-gelo-de-sk-treymane.html
http://www.nerdsideblog.com/
http://www.nerdsideblog.com/
http://www.nerdsideblog.com/2016/05/resenha-as-gemeas-do-gelo-de-sk-treymane.html
true
69582135316299022
UTF-8
Posts Carregados Nenhum post encontrado VER TUDO Leia Mais Responder Cancelar Resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado Para Você TAG ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nenhum resultado encontrado Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Selecionar All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy