$type=grid$show=home$count=5$label=0$tbg=black$meta=0$snip=0$rm=0

Resenha | Inverso, por Karen Alvares


image

Páginas: 136 | Ano: 2015 | Editora: Draco | Adicione: Skoob
Sinopse: “Ser adolescente é injusto”. Essa é uma das frases de Inverso e provavelmente a mais emblemática. O leitor se pega fazendo e refazendo suas próprias decisões o tempo todo no lugar de Megan e por isso mesmo entende o quão difícil é a decisão que ela deve tomar! E os personagens são tão bem construídos que saltam das páginas! Apaixonante, empolgante, angustiante! 
Todos nós já nos perguntamos, em algum momento de nossas vidas, como tudo seria se algumas coisas não tivessem acontecido.

Em Inverso, conhecemos a história de Megan, uma adolescente que passou por uma perda dolorosa: sua mãe, após anos de luta contra o câncer, morreu quando Megan tinha só 10 anos. 
Ela se vê então obrigada a amadurecer muito rapidamente e assume a responsabilidade de cuidar de sua irmã mais nova, Mina, de apenas 7 anos. Sua relação com seu pai, Renato, funciona bem: ele a trata com compreensão e, apesar de trabalhar, sempre tem tempo para suas filhas. Mas os fantasmas do passado ainda assombram a família, que nunca superou a morte da mãe. 

No colégio, Megan não é exatamente popular, mas ela não se importa muito com isso. Muitos de seus colegas de escola e professores acham que seu estilo despojado e cabelo com mechas roxas são reflexo de uma tentativa de chamar atenção, mas não é bem assim. Após a morte da mãe, Megan acabou escondendo seus próprios sentimentos pelo bem do pai e de sua irmã, assim eles não sofreriam ainda mais por se preocupar com ela. Seu melhor amigo, Daniel, com quem ela passa horas dentro (e fora) da escola, acaba sendo seu único confidente. 

Numa tentativa de finalmente seguir em frente com suas vidas, Renato decide então se mudar para um apartamento com suas filhas, pois a casa em que viviam guarda muitas memórias de sua esposa. Mas, enquanto encaixota as coisas de sua mãe, das quais a família ainda não foi capaz de se desfazer em quatro anos, Megan encontra o diário de sua mãe onde se lê as seguintes palavras: NÃO LEIA ESSAS PÁGINAS.

Além disso, que por si só já um pouco estranho, quando Megan olha para o grande espelho no quarto dos pais, ela percebe que o espelho mostra uma imagem completamente diferente da realidade: seus cabelos pretos com mechas roxas foram substituídos por longos cabelos loiros e suas roupas largas trocadas por uma blusa rosa e uma saia preta de bolinhas. Curiosa e com medo, ela se vê atraída por esse espelho e é forçada a mergulhar para dentro dele, como se fosse um portal. 

Quando Megan desperta, ela parece estar no corpo deste menina loira que, aparentemente, é ela mesma. Só que o mundo ao seu redor é completamente diferente. Desde coisas simples, como a sala e a cozinha que costumavam ficar no lado esquerdo da casa e agora se encontram a direita ou seu quarto que costumava ter suas paredes brancas cobertas por posteres de filmes e bandas e agora não passa de uma grande mistura de rosa, corações e estrelinhas estonteantemente irritantes. 

Outras coisas um pouco mais importantes também estavam ao contrário, sua relação com a irmã mais nova, por exemplo, que costumava ser carinhosa, agora se resume a respostas ríspidas. A família está desestabilizada e todos são ausentes da vida um do outro, muito diferente da união que ela vivera nos últimos quatro anos. Suas melhores amigas na escola são as garotas que ela mais despreza e Daniel é somente um colega de escola. Mas a mudança mais impactante para Megan foi descobrir que neste mundo inverso, sua mãe está viva.

Não quero encher vocês de spoilers, então acho que basta dizer que Megami - sim, o reflexo no espelho também tem um nome diferente - é fútil, mimada e tem ódio de sua família. Além disso, Megami faz uma proposta tentadora para Megan: trocar de famílias, de mundo. Eu devorei o livro, ansiosa para saber qual seria a decisão de Megan. 
Megan não conseguia dizer. Era como se Megami fosse uma casca vazia que funcionava no modo automático enquanto Megan estava ali dentro, presa, observando e sentindo, mas incapaz de dizer ou fazer qualquer coisa. 

image


A leitura é um pouco angustiante a partir de um certo ponto da história, que apesar de ser narrada em terceira pessoa, consegue passar muito bem o sentimento de impotência que Megan sente em relação ao seu livre-arbítrio. Karen conseguiu fazer um trabalho tão incrível, que todas as vezes que Megami mostrava seu poder em cima de Megan eu sentia uma aflição esmagadora, como se fosse eu mesma sofrendo com aquilo. 

Em certo ponto da história, Megan consegue assumir o controle do corpo de Megami. E então ela decide que precisa continuar lutando. Megami é má e tem como única intenção destruir a vida de Megan, ela precisa ser parada. Karen afirma que a situação seria algo como estar sendo afogado.
Era como se, por alguns instantes, as duas estivessem lutando na água e Megan tivesse subido à superfície, enquanto Megami estava embaixo, lutando para não se afogar. 
Já havia lido outros textos de Karen antes, aliás, tenho uma resenha pronta de Horror em Gotas que ainda não postei. Além disso, Alameda dos Pesadelos e Ninguém foram outros dois textos dela que simplesmente me fizeram ficar apaixonada por sua escrita. Uma continuação, chamada Reverso, está sendo escrita por Karen Alvares e mal posso esperar para ler logo.

Inverso ganha pontos por fugir do comum: personagens não estereotipados e que tem personalidade própria e profundidade e a ausência de um romance como peça central da história. É impossível não se apegar aos personagens de Karen, assim como é impossível não se irritar com alguns traços da personalidade dos personagens do outro lado do espelho. 

O livro foi cedido em parceria com a Editora Draco em formato de e-book, por isso não posso afirmar como está a diagramação. No entanto a capa é simplesmente maravilhosa e a revisão também está perfeita. 
Fica minha indicação para que gosta de romances bem escritos, com um toque de fantasia e suspense! E você, já leu algum livro da Karen Alvares? O que acharam da premissa deste livro?

COMENTÁRIOS

Nome

Amazon,1,Bertrand Brasil,1,Bethesda,1,Book4You,1,Cartoon Network,1,CD Projeckt RED,1,Cinema,23,Consoles e PC,6,Cosplay,1,Críticas,3,Críticas em Série,28,CW,8,DC,12,Disney,1,Doctor Who,15,EA Acess,1,EA Games,1,Editora Aleph,1,Editora Dame Blanche,1,Editora DarkSide Books,1,Editora Draco,7,Editora Hedra,1,Editora Lendari,2,Editora Mundo Uno,1,Editora Novo Conceito,1,Editora Record,2,Editora Seguinte,1,Editora Selo Jovem,6,Especiais,9,Especial Natalino,1,eventos,3,Fear The Walking Dead,1,FML Pepper,1,Fotografia e Arte,2,Galera Record,1,Gameplay,1,Games,4,Géssica Marques,2,Globo Alt,1,God Hand,1,Gone Home,1,Guardiões da Galáxia,1,Harry Potter,2,Heroes,2,Heroes Reborn,2,HQs,3,HQs e Mangás,5,Hulu,1,Independente,4,Indiecacao,3,Into The Badlands,1,Inverso,1,iOS,1,Iron Heart,1,Iron Man,1,It: A Coisa,2,iZombie,1,J. R.R. Tolkien,1,J.K. Rowling,1,Jessica Jones,1,Joe Schreiber,1,Jogos,16,Johnny Depp,1,Journey,1,Joyland,1,Jumanji,1,Justiceiro,1,Karen Alvares,1,Kingdoms of Amalur,1,lançamentos,2,Lançamentos Editoriais,1,lancamentos-livros,4,Leonardo DiCaprio,1,Life is Strange,2,listas-series,1,Livros e HQs,63,Maníacos Por Comics,1,Marcas da Guerra,1,Marjane Satrapi,1,Maroon 5,1,Marvel,5,Maze Runner,1,Mestre Gil de Ham,1,Mirror's Edge,1,Mobile,2,Moda e Estilo,1,Mr. Robot,1,Mulan,1,Mulher Maravilha,1,Mulheres,1,Música,6,musica-nerd,1,Mystery Box,1,Não Pare!,1,NerdJam,2,NerdLoot,1,NerdSpell,1,NerdStuff,6,Netflix,6,Netflix vs Prioridades,1,News,49,Notícias,1,Novembro de 63,3,O Despertar da Força,3,O Prisioneiro dos Daleks,1,O Último Gargalo de Gaia,1,Okami,1,Oscar,1,Overwatch,1,Parceria,8,Passengers,1,PC,1,Penny Dreadful,1,Pennywise,2,Persépolis,1,Playstation,9,Poeme-se,1,Pokémon GO,3,Porcelana,2,Preacher,2,Prêmio Nobel de Literatura,1,Promoções e Sorteios,4,Prova de Fogo,1,PS3,1,PS4,3,Punho de Ferro,1,Queen,1,Rami Malek,1,Resenhas,32,Resident Evil,1,Resident Evil VII,1,reviews-games,7,Revista Avessa,1,Revista Geeks,1,Revista TIME,1,Riri Williams,1,Rogue One,2,S.K. Treymane,1,Sense 8,1,Séries e TV,48,Setembro Amarelo,1,Singularity,1,Sir James Matthew,1,Sony Pictures,2,Square Enix,1,Star Trek,1,Star Wars,7,Stephen King,5,Stranger Things,1,Supergirl,2,TAG,1,Tech,3,Tecnologia,1,Testes e Quizzes,3,The Beatles,1,The Flash,5,The Game Awards,1,The Walking Dead,1,The Witcher,3,The Witcher III,2,Trailers,13,Trevor Baxendale,1,Troopers da Morte,1,TV Show Time,1,Única Editora,1,Van Helsing,1,Vanquish,1,Voo Fantasma,1,VR,1,Warner,3,Wattpad,1,Wayne de Gotham,1,Wild Hunt,1,WMF Martins Fontes,2,Wonder Woman,1,Yellow Submarine,1,
ltr
item
NerdSide Blog: Resenha | Inverso, por Karen Alvares
Resenha | Inverso, por Karen Alvares
https://68.media.tumblr.com/3fa74a53ab15a62bcdd2432d824f4c5d/tumblr_inline_o8exwa2HlM1tb7gy8_500.png
NerdSide Blog
http://www.nerdsideblog.com/2016/06/resenha-inverso-por-karen-alvares.html
http://www.nerdsideblog.com/
http://www.nerdsideblog.com/
http://www.nerdsideblog.com/2016/06/resenha-inverso-por-karen-alvares.html
true
69582135316299022
UTF-8
Posts Carregados Nenhum post encontrado VER TUDO Leia Mais Responder Cancelar Resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado Para Você TAG ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nenhum resultado encontrado Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Selecionar All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy