Resenha | Voo Fantasma, de Bear Grylls


image

Editora: Record | Páginas: 462 | Ano: 2016 | SkoobAdicione
Sinopse: Mãe e filho são sequestrados de dentro de uma barraca numa montanha nevada. Um soldado leal é torturado e executado num pântano remoto. Um avião de guerra desaparecido, contendo um segredo de proporções catastróficas, é descoberto no coração da Floresta Amazônica. Uma única trama une esses três acontecimentos, e só um homem será capaz de desvendá-la: Will Jaeger, o caçador. Jaeger, ex-combatente do Serviço Aéreo Especial britânico, se vê envolvido numa conspiração que pretende fazer renascer das cinzas o Terceiro Reich de Hitler – e que vai levá-lo da África, via Reino Unido, para as profundezas da Amazônia, onde se escondem segredos macabros da Segunda Guerra Mundial.
Livro cedido em parceria com a editora.

Recebi esses dias o livro Voo fantasma, de Bear Grylls, como cortesia da editora Record. Acredito que seja praticamente impossível não conhecer o autor: ele é famoso por ser apresentador de programas que caíram no gosto dos brasileiros, como o À Prova de Tudo e Ilhados, do Discovery Chanel. Bear Grylls, também já serviu nas Forças Especiais Britânicas, é montanhista e, claro, escritor.

Apesar de misturar elementos de ficção, Bear escreve em Voo Fantasma algo parecido com uma autobiografia. Seu personagem principal, Will Jaeger, possui traços que são próprios de Bear: além de também ser um ex-combatente, Will funda uma empresa que oferece, por um preço nada camarada, aventuras a nível de treinamento militar. Além disso, surge a oportunidade de fazer um reality show a partir de uma expedição na Amazônia, mas isso eu vou explicar melhor abaixo.

O livro conta a história de Will Jaeger que, após a morte/desaparecimento de sua esposa e seu filho, se isolou no único lugar onde ninguém pensaria em procura-lo: Bioko, um país no sul da África. A única lembrança que Will tem do dia que sua família desapareceu é a de uma águia, um símbolo nazista, que não fazia sentido algum naquele contexto. Três anos já se passaram e Will acaba se envolvendo com a comunidade e passa a ensinar inglês para as crianças dali. Acontece que o país vive um conflito bastante tenso entre as forças populares que são contra o governo e o ditador do país, que é famoso por comer seus prisioneiros. Will acaba sendo apanhado e torturado a mando do ditador na prisão de Black Beach, por ser suspeito de estar envolvido com um suposto golpe de estado. O início do livro é bem gore e o extenso conhecimento de Bear sobre natureza e sobrevivência fazem o livro parecer bem realista.


image
Ilha de Bioko, na Guiné Equatorial. Foto por Tim Laman.
Quando tudo parecia estar perdido e Will, que estava inconsciente e coberto por baratas, finalmente acorda, seu fiel amigo e companheiro de batalhas, Raff, surge para resgatá-lo. Alguém está muito interessado em libertar Will e desembolsou uma grande quantia de dinheiro para pagar por sua libertação. Raff então suborna o guarda que tortura Will e consegue tirá-lo de lá, mas ele sabe que não será tão fácil assim. Como os guardas já estariam esperando por eles no aeroporto, eles resolvem fugir de barco, mas os guardas também estão esperando por eles lá e isso resulta num confronto de tirar o fôlego.

Quando finalmente consegue escapar, Will descobre porque precisam tanto dele de volta à sua antiga vida. Um avião, da Segunda Guerra Mundial, foi descoberto na Amazônia, na fronteira entre Brasil e Bolívia e uma empresa, que também pertence a um ex-combatente militar que trabalhou com Raff e Will, está interessada em fazer uma expedição para descobrir os segredos deste avião e gravar tudo para fazer um reality show.

O grande problema é que Brasil e Bolívia não estavam conseguindo chegar em um acordo sobre a quem pertencia o avião, já que ele estava justamente na fronteira entre os dois países. Após receberem a proposta de uma expedição internacional para resolver o problema, os ânimos se acalmam, mas o comandante brasileiro responsável pelo assunto só aceita o acordo se quem liderar for Will Jaeger ou seu braço direito, Andrew Smith. Afinal, foram eles os responsáveis por salvar a vida dele e de sua equipe numa missão de combate ao tráfico que deu errado anos atrás.

Mas, durante a seleção para escolher os 10 integrantes da equipe que será levada para a Amazônia, Smithy comete suicídio e se joga de um pico, ou ao menos é isso que a polícia alega. Mas algumas coisas não batem, por exemplo o fato de ele ter sido encontrado com água no pulmão e uma tatuagem recém-feita, com o mesmo desenho da águia que Will se lembra daquele triste dia em que sua família desapareceu.


image


Mais um fato da vida de Will que foi inspirada no próprio Bear Grylls, é que seu avô possuía um baú com artefatos da guerra, muitos objetos nazistas e um documento secreto codificado, que Will jamais conseguiu decifrar. Infelizmente, seu avô morreu há alguns anos e não poderia lhe dar as respostas que ele precisa.

Então Will procura seu tio avô e descobre que tanto ele, quanto seu avô falecido, fizeram parte de uma operação secreta após o termino da Segunda Guerra Mundial que tinha como objetivo parar as forças nazistas que ainda atuavam na clandestinidade. O avô possuía um dos cargos mais altos e guardava muitos segredos, ambos presenciaram cenas macabras e inesquecíveis. O tio avô não revela muito, mas lhe informa sobre algumas terríveis conspirações da época.

Além disso, o avião encontrado se parece com um dos modelos utilizados por Hitler e ele pode conter segredos aterrorizantes, além de armas alemãs com uma tecnologia muito avançada para a época. Fotos do local, indicam que existe algum agente toxicológico no avião, pois toda a área ao redor dele está morta.
Três casos misteriosos estão ligados à uma assombrosa conspiração que teve início durante o terror Nazista.

Numa narrativa cheia de ação e muito suspense, Will se vê lutando contra inimigos poderosíssimos que pretendem erguer uma nova força nazista contra o mundo. O livro acaba num clifhanger desesperador, por isso vamos ter que esperar pelo próximo volume para continuar desvendando essa história. O livro dois, Anjos em Chama, será lançado em Julho/2016 pela Editora Record.


image


Um dos pontos fortes do livro é a pesquisa que Bear fez para tornar a história verossímil. Por exemplo, um dos personagens nazistas citados é Hans Kammler, que realmente existiu, mas até hoje seu paradeiro e morte são um mistério. Ou a própria descrição das tribos indígenas da Amazônia e sua rica cultura, que desempenham um papel importantíssimo na história.

A capa do livro casa bem com a história e está muito bem finalizada, assim como a revisão. Já a diagramação é a única coisa que deixa a desejar, não tenho certeza se são todas as edições ou apenas a que a Editora Record disponibilizou para parcerias, mas as letras estão borradas e em alguns pontos parece que houve um excesso de tinta. A folha branca também não colabora para a qualidade da leitura, mas aqui é apenas uma questão de preferência.

E vocês, costumam acompanhar os programas de Bear Grylls? O que acharam dessa nova aventura pela literatura? Não deixem de comentar!

Compre aqui: Amazon | Americanas | Livraria Cultura | Saraiva | Submarino

COMENTÁRIOS

Nome

A Casa de Vidro,1,A Colina Escarlate,1,A Espada do Verão,1,A Garota Dinamarquesa,1,A Garota do Trem,1,A Menina Distraída,1,A Noiva Fantasma,1,A Saga do Bruxo Geralt de Rívia,2,A Toca das Fadas,1,A Torre Negra,2,A Última Era,1,Alan Goldsher,1,Alexandra Bracken,1,Alice Através do Espelho,1,Amazon,1,AMC,3,American Horror Story,1,Amnesia,1,Ana Cristina Rodrigues,1,Android,2,Andrzej Sapkowski,1,Animacoes,6,Animais Fantásticos e Onde Habitam,2,Anna Fagundes Martino,1,Antologias,1,Apenas um Show,2,Arkane Studios,1,Arqueiro,1,Arrow,1,Artigos Cinema,4,Artigos Jogos,3,Artigos Literatura,12,Artigos Música,1,Artigos Séries,4,As Gêmeas do Gelo,1,Back To The Future,1,Batman,2,Batman Day,1,Batman: Arkham VR,1,Bear Grylls,1,Bertrand Brasil,2,Bethesda,1,Bienal do Livro 2016,3,Biohazard,1,Blindspot,2,Blood and Wine,1,Bob Dylan,1,Book4You,1,Branca dos Mortos e os Sete Zumbis,1,Bruno Bock e Rolandinho,1,Capitão Planeta,1,Carlos Fleury,1,Carol Rossetti,1,Cartoon Network,1,CD Projeckt RED,2,Chameleon Circuit,1,Charlie Choo-choo,1,Christopher Lloyd,1,Chromecast,1,Chuck Wendig,1,Cinema,21,Clara Madrigano,2,Companhia das Letras,1,Contos,1,Contos do Dragão,1,Cores,1,Cosplay,1,criticas-cinema,3,criticas-series,28,Cthulhu Virtual Pet,1,Curiosidades,1,CW,8,DarkSide,1,Daydream,1,DC,13,DC's Legends of Tomorrow,1,De Volta Para o Futuro,3,Dia da Toalha,1,dia das crianças,7,Dia do Baterista,1,Dia do Orgulho Nerd,1,Dishonored 2,1,Disney,1,Doctor Who,16,Douglas Adams,1,EA Acess,1,EA Games,1,Editora Aleph,1,Editora Dame Blanche,1,Editora DarkSide Books,1,Editora Draco,7,Editora Hedra,1,Editora Lendari,2,Editora Mundo Uno,1,Editora Novo Conceito,2,Editora Record,3,Editora Selo Jovem,6,Ensaio Sensual,1,Especial Natalino,1,Estilo,1,eventos,3,Fábio Yabu,1,Fear The Walking Dead,1,FML Pepper,1,Fotografia,1,Galera Record,1,Game of Thrones,1,Gameplay,1,Games,4,Géssica Marques,2,Gilmore Girls,1,God Hand,1,Gone Home,1,Google,1,Google Wifi,1,Guardiões da Galáxia,1,Guilhermo Del Toro,1,Halloween,1,HarperCollins,1,Harry Potter,4,Heroes,2,Heroes Reborn,2,Hijab,1,HOP,1,Horror em Gotas,1,HQs,7,Hulu,1,Indiecacao,3,Into The Badlands,1,Inverso,1,iOS,2,Iron Heart,1,Iron Man,1,It: A Coisa,2,iZombie,1,J. R.R. Tolkien,1,J.K. Rowling,1,Jackaby,1,Jessica Jones,1,Joe Schreiber,1,jogos,16,Johnny Depp,1,Journey,1,Joyland,1,Jumanji,1,Justiceiro,1,Karen Alvares,2,KDP,1,Kindle,1,Kingdoms of Amalur,1,lançamentos,4,lancamentos-cinema,2,lancamentos-livros,7,Leandro Souza,1,LEGO,1,Leonardo DiCaprio,1,Life is Strange,2,Liga da Justiça,1,listas-series,1,Livros e HQs,63,Lobo da Estepe,1,Lost,1,Maníacos Por Comics,1,Marcas da Guerra,1,Marjane Satrapi,1,Maroon 5,1,Marvel,5,Maze Runner,1,Mestre Gil de Ham,1,Microcontos de Fadas,1,Mirror's Edge,1,mobile,3,Mr. Robot,1,Mulan,1,Mulher Maravilha,2,Mulheres,1,Música,6,musica-nerd,1,Mystery Box,1,Nancy Holder,1,Não Pare!,1,NerdJam,1,NerdLoot,1,NerdSpell,1,Netflix,7,Netflix vs Prioridades,1,News,53,Novembro de 63,3,Novo Conceito,1,Novo Século,1,O Despertar da Força,3,O Futuro Vem da Tinta,1,O Guia do Mochileiro das Galáxias,1,O Prisioneiro dos Daleks,1,O Último Desejo,1,O Último Gargalo de Gaia,1,Okami,1,Oscar,1,Overwatch,1,Parceria,9,Passengers,1,Paula Hawkings,1,PC,1,Penny Dreadful,1,Pennywise,2,Persépolis,1,Pipocando,1,Pixel,1,Playstation,9,Poeme-se,1,Pokémon GO,3,Por Enquanto,1,Porcelana,2,Preacher,2,Prêmio Nobel de Literatura,1,Promoções e Sorteios,5,Prova de Fogo,1,PS3,1,PS4,3,Punho de Ferro,1,Queen,1,Rami Malek,1,Resenhas,32,Resident Evil,1,Resident Evil VII,1,reviews-games,7,Revista Avessa,1,Revista Geeks,1,Revista TIME,1,Rick Riordan Magnus Chase,1,Riri Williams,1,Rocco,1,Rogue One,2,S.K. Treymane,1,Sailor Moon,1,Scott Pilgrim,1,Seguinte,1,Sense 8,1,Series e TV,48,Setembro Amarelo,1,Singularity,1,Sir James Matthew,1,Sony Pictures,2,Square Enix,1,Star Trek,1,Star Wars,9,Stephen King,7,Steppenwolf,1,Steven Universe,1,Stranger Things,1,Suma de Letras,1,Supergirl,3,Superman,1,TAG,1,Tech,4,Testes e Quizzes,4,The Beatles,1,The Darnish Girl,1,The Flash,7,The Game Awards,1,The Walking Dead,1,The Witcher,5,The Witcher III,2,Tim Burton,1,Toy Story,1,Trailers,13,Trevor Baxendale,1,Troopers da Morte,1,TV Show Time,1,Um Gato de Rua Chamado Bob,1,Única Editora,1,Valentina,1,Van Helsing,1,Vanessa Bencz,2,Vanquish,1,Vans,1,Voo Fantasma,1,VR,1,Warner,3,Wattpad,1,Wayne de Gotham,1,Wild Hunt,1,William Ritter,1,WMF Martins Fontes,1,Wonder Woman,1,Xbox,6,Xbox 360,1,Xbox One,1,XONE,1,Yangsze Choo,1,Yasmin Moraes,1,Yellow Submarine,1,Zumbeatles,1,
ltr
item
NerdSide Blog: Resenha | Voo Fantasma, de Bear Grylls
Resenha | Voo Fantasma, de Bear Grylls
https://66.media.tumblr.com/066411be44f7bbc842d0ff196650cb75/tumblr_inline_o8xp0vpDle1tb7gy8_500.png
NerdSide Blog
http://www.nerdsideblog.com/2016/06/resenha-voo-fantasma-de-bear-grylls.html
http://www.nerdsideblog.com/
http://www.nerdsideblog.com/
http://www.nerdsideblog.com/2016/06/resenha-voo-fantasma-de-bear-grylls.html
true
69582135316299022
UTF-8
Posts Carregados Nenhum post encontrado VER TUDO Leia Mais Responder Cancelar Resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado Para Você TAG ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nenhum resultado encontrado Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Selecionar All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy