Review | Indiecação: Life is Strange


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Antes de mais nada, preciso esclarecer que Life is Strange é muito mais do que só um jogo, é uma experiência sensorial. Por isso, não espere sequências de ação e explosões. Estamos falando aqui de uma narrativa interativa.

Justamente por não ser um game de ação, manter o jogador prestando atenção em cada detalhe poderia ter sido uma tarefa pra lá de complicada e a jogabilidade poderia ter se tornado bastante monótona. Para evitar este problema investiu-se em trilha sonora. E olha, deu bastante certo.

Eu poderia escrever parágrafos e mais parágrafos falando sobre como a trilha sonora é encantadora - e é mesmo, mas acredito que vai ser melhor que vocês confiram por si próprios. Gostaria de convidá-los a escutar esta playlist, que conta com 14 músicas da soundtrack original do game, enquanto leem esta resenha.


Quem me acompanha aqui no #NerdSideBlog ou nas redes sociais, sabe que eu sou fissurada por vídeo games. E minha paixão fica ainda maior se for um indie, como é o caso de Life is Strange. Além disso, o gênero do jogo é também um dos meus favoritos, apesar de ser bem pouco explorado no mundo dos games: drama. 

Só para situar LiS no panorama atual do universo do games, o título poderia ser comparado com outros nomes de dois estúdios: Primeiramente, a Telltale Games, com títulos como The Walking Dead e Game of Thrones, por ser uma aventura episódica e onde suas ações tem consequências no caráter do protagonista e como ele é visto pelos demais personagens ou no rumo da história. E em segundo lugar, a Quantic Dream, responsável por Heavy Rain e Beyond Two Souls, justamente por ser, como nos dois títulos citados, uma narrativa de drama interativo.

Porém, o grande diferencial de Life is Strange é a possibilidade de rebobinar o tempo e modificar suas ações. 

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Life is Strange conta a história de Maxine ‘Max’ Caulfield, que voltou recentemente para Arcadia Bay, sua cidade natal, depois de um tempo fora para cursar fotografia. Em um dos seus cochilos na sala de aula, ela sonha com um tornado gigantesco se aproximando da cidade. Ela então foge para o farol próximo dali para buscar refúgio, no entanto este é destruído em sequência e Max é soterrada nos escombros. E então ela acorda. 

Para se recuperar do susto, ela decide ir ao banheiro, mas não sem antes passar por um embaraço com seu professor de fotografia. Quando finalmente consegue se livrar das garras do professor, Max percorre o caminho até o banheiro ainda atordoada pelo seu sonho. Para melhorar ainda mais seu dia, chegando lá ela presencia um assassinato. 

Max fica totalmente transtornada e como num passe de mágica, consegue rebobinar o tempo até o momento em que acordava do seu pesadelo em sala de aula. Não acreditando no que aconteceu, ela volta ao banheiro e consegue impedir o acontecimento. Descobrindo assim que salvara a sua melhor amiga de infância/adolescência, Chloe Price.

Max então percebe que o furacão não foi um sonho. Mas sim que ela teve um vislumbre do futuro, e esse futuro vai acontecer em exatos 5 dias.


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Além desse pequeno problema, afinal, tentativa de assassinato e fim do mundo são coisas bem normais hoje em dia, Max se vê frente a frente com outros assuntos bem comuns à sua idade: amizades, amores, bullying, obrigações escolares, etc. 

Além disso tudo, nossa personagem principal ainda precisa ajudar uma colega vítima de abuso sexual a lidar com a depressão causada pelo trauma (ou não, isso depende se você tem um coração) e lidar com o desaparecimento da amiga de Chloe, Rachel Amber, que sumiu em circunstâncias misteriosas algumas semanas antes de Max voltar. 

Todo o primeiro episódio é construído para apresentar os diversos personagens, suas características e personalidades. São muitos personagens, todos com profundidade e motivação própria. Cada personagem é complexo e cabe ao jogador conhecer e se interessar por eles. Também como na vida real, é preciso gastar um tempo com as pessoas, puxar conversa, perguntar sobre suas vidas. TEM QUE SOCIALIZAR. Eu só descobri isso depois que deixei uma personagem incrível morrer por não saber nada sobre ela. Por isso conversem bastante.


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Não se preocupe, você tem só 18 anos. Você vai ter todo o tempo do mundo pra conhecer e conversar com todo mundo. Salvo uma ou outra missão na qual a Chloe corre em direção a morte e por isso esta precisa ser realizada dentro de um tempo estipulado; e, tirando o fato de que sua cidade vai ser completamente destruída em cinco dias, tá tudo bem. 

Além de tudo que já mencionei, o game é recheado de referências a cultura pop, principalmente nas cenas com Warren Graham, o nerd estudante de ciências, amigo e, dependendo de suas escolhas, interesse romântico de Max. Ele gosta de cinema, música e Doctor Who. É ou não uma gracinha?

Jogabilidade: Os controles do game são bastante simples. Com um botão, é iniciado o processo de voltar no tempo, mas há alguns modificadores. Por exemplo, com R2 (no PS4) é possível rebobinar mais rapidamente. Já com L1 (no PS4), o jogador retorna para a última ação realizada. Além disso, caso volte no tempo e um diálogo já tenha sido dito, basta pressionar R1 (também no PS4) para pular. O poder é representado por uma espiral no canto superior esquerdo da tela, e os pontos-chave marcados por um círculo.

O jogador pode andar com Max por todo o ambiente. Ao se aproximar de alguns objetos é possível interagir com eles. Além disso, cada episódio possui algumas missões paralelas, por exemplo algumas fotografias específicas que Max deve tirar. Infelizmente não dá para pegar a câmera e sair fotografando qualquer coisa.


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Ao voltar no tempo, Max retém itens e conhecimentos adquiridos em conversas e pode usar isso a seu favor. Todo esse conhecimento é armazenado em forma de diário, como se fosse a própria Max que estivesse escrevendo. 

Algumas das consequências de suas ações são difíceis de prever, mas Max consegue dar um insight sobre o que ela fez e você, como player, pode rebobinar ou não para ver a outra escolha. A partir do segundo episódio, o jogo para de te dar dicas de quando voltar no tempo e mudar suas ações, servindo também para resolver alguns puzzles dentro do jogo.   

Life is Strange é um jogo belíssimo graficamente falando, conseguindo transmitir perfeitamente a atmosfera melancólica de Arcadia Bay. O game trabalha com ângulos incomuns, mas que fazem todo o peso dramático da cena engolir quem joga. As cores complementam essas cenas, ora com tons quentes e acolhedores, ora com tons escuros e solitários.

Adaptação live-action de Life is Strange


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Assim como eu, desde a primeira vez que joguei, tenho certeza que vocês também reconheceram o potencial para uma adaptação em live-action desta história. A boa notícia é que a Square Nix e a Dontnod anunciaram no blog do jogo os planos para a produção de um live-action do jogo em parceria com a Legendary Digital Studios.

Porém, adaptação, que ainda não foi revelada se será para filme ou série, tem alguns desafios pela frente: a caracterização de personagens fortes como Max e Chloe; a mecânica da volta no tempo talvez não faça sentido algum na hora de assistir; fazer um roteiro baseado inteiramente na interatividade se transformar num filme; além é claro de que, quando as escolhas forem feitas na adaptação e as consequências forem aceitas, a história que conhecemos e que possui diversos finais, passará a ter só um e ele pode não ser o que queríamos. Será que estamos prontos?


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Life is Strange é o tipo de game que ou você ama, ou odeia: não existe meio termo. Apesar disso, ele foi um dos  jogos que receberam as melhores notas em sites e revistas de games no ano de 2015 e deu muito o que falar desde o seu lançamento. 

E antes dele. O desenvolvimento do game já começou com uma grande polêmica: o fato de ele ser protagonizado por duas mulheres e ainda por cima mulheres adolescentes, indo contra o pensamento das distribuidoras, que insistem que não há público para jogos estrelados por mulheres.
Por isso, quando a Dontnod propôs Life is Strange, ela ouviu diversas negativas dos mais diversos dinossauros da indústria. Dinossauros menos por serem grandes e mais por terem um pensamento tão pré-histórico. 

O desenvolvimento de Life Is Strange foi iniciado em abril de 2013 com uma equipe de 15 pessoas, que se expandiu uma vez que colaborações com a Square Enix começaram. O codinome original era “What If” mas depois foi renomeado para distinguir-se do filme de mesmo nome.

Desde o início foi decidido que a maior parte do orçamento seria gasta com o roteiro e os dubladores, até por isso o gráfico, apesar de muito bonito, não se compara ao realismo proporcionado pelos jogos da última geração. A história original foi escrita em francês por Jean-Luc Cano, e convertido em um script do jogo pelos co-diretores e equipe de design. Posteriormente, foi entregue a Christian Divino e Jean-Luc Cano para ser traduzido para o inglês.

Desenvolvido pela Dontnod Entertainment e distribuído pela grandiosa Square Enix, Life is Strange conta com versões para PCPlayStation 4Xbox One,PlayStation 3 Xbox 360. 

Comprar: 

Americanas: PS4 - Xbox ONESubmarino: PS4 - Xbox ONE
Saraiva: PS4 - Xbox ONE

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