$type=grid$show=home$count=5$label=0$tbg=black$meta=0$snip=0$rm=0

Resenha | A Casa de Vidro - As Estações, de Anna Fagundes Martino





image


Editora: Dame Blanche | Ano: 2016 | Páginas: 45 | Categoria: Fantasia


Sinopse: Flores não crescem do nada - ou crescem? Para Eleanor, era o mistério que não conseguia responder: qual era o truque daquele jardineiro contratado para cuidar da estufa em sua casa e que transformara o lugar em uma floresta imaginária. Sebastian, o tal estranho, parece um homem como qualquer outro - exceto pelas perguntas desconcertantes que faz, ou pelo fato de que as plantas obedecem seus comandos de maneira muito intrigante…

A Casa de Vidro é a primeira noveleta a ser publicada pela Anna Fagundes em português, autora que já teve alguns de seus textos lidos na Radio BBC World e publicados em revistas como a britânica “Litro”, e também a primeira publicação da Dame Blanche. Para mostrarem a que vieram e também comemorarem o lançamento da editora, as damas resolveram presentear os leitores com esta edição!

A editora nasceu a partir da obsessão por literatura de Clara, autora de A Toca das Fadas e Especial Natalino  – ambos contos que eu mesma resenhei aqui no blog, e Anna, a autora de A Casa de Vidro. E como todo escritor também tem seu lado leitor, nas palavras das próprias damas, as duas sempre sonharam em publicar as coisas que gostariam de ler.

A editora publica noveletas, novelas e romances do gênero especulativo (aceitamos também livros de contos, mas preferimos nos focar nos já citados). Nós queremos boas histórias. Nós também queremos diversidade: vozes negras, asiáticas, lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais, genderfluid, etc. Queremos protagonistas que nos surpreendam, que nos cativem, que mostrem todo o potencial da ficção fantástica. Queremos feministas, heroínas que não esperem por um herói que as salve. Estamos à procura de talentos como Charlie Jane Anders, Nnedi Okorafor, Seanan McGuire, Maria Dahvana Hadley, Kat Howard, Helen Oyeyemi, Ken Liu, N. K. Jemisin. 
Existem alguns motivos para apostar na Editora Dame Blanche, mas os principais são: primeiro, ela vai ser a casa de livros de ficção especulativa, algo que nós amamos; e segundo porque ela promete ser um ar fresco em meio a um mercado editorial tão cheio de vícios como é o brasileiro.

O curto texto de apenas cerca de 50 páginas é narrado em terceira pessoa e possui capítulos intercalados entre os anos de 1868 e 1910. Assim, acompanhamos a história de Eleanor parte em sua adolescência e parte em sua vida adulta. 

Ao receber a visita de uma jovem chamada que parece ter um certo dom para jardinagem, Eleanor é levada a se lembrar de Sebastian, um peculiar jardineiro que trabalhou para seu pai durante sua juventude. O jeito divertido e misterioso do rapaz logo fez com que ele atraísse a atenção dos outros funcionários da casa, além da própria Eleanor. 

Afinal, além de sua estranha inocência diante das regras daquela sociedade, o rapaz também era reconhecido por seu dom com as plantas e animais, que criaram a beleza inigualável d’ A Casa de Vidro, a estufa construída pelo pai de Eleanor. 

image
Como eu imagino a grande Casa de Vidro
Aos poucos, a curiosidade de Eleanor faz com que ela se aproxime cada vez mais do rapaz e conforme ela desvenda os mistérios que envolvem sua estranha origem, ele acaba despertando nela, e no próprio leitor, questionamentos sobre o falso moralismo que nos persegue até os dias de hoje. Além disso, a história também aborda temas como a inferiorização da mulher em relação ao homem, os efeitos devastadores provocados pela guerra e alguns outros temas bastante comuns à nossa sociedade. Tudo isso apresentado em conjunto com um acertado toque de fantasia. 

Apesar de se passar em um passado relativamente distante, a linguagem utilizada nos diálogos é simples e coerente. O que faz com que a leitura seja ainda mais fluída, por isso levei apenas uma hora para ler o conto completo. Pouca gente acredita que seja possível desenvolver bem os personagens de uma noveleta, justamente por elas serem relativamente curtas. Porém Anna consegue fazer isso majestosamente: em um enredo que possui início, meio e fim, a autora também conseguiu com que todos os personagens apresentassem profundidade e conquistassem o leitor. É impossível acabar de ler sem se apaixonar por Eleanor e Sebastian. 

E, seguindo o que foi prometido na capa, temos cenários com uma riqueza imensurável de descrição de detalhes. Nesse momento eu posso jurar que senti o cheiro daquelas flores e visualizei todas as suas cores vibrantes, tenho memórias vívidas daquele cenário, mesmo sem nunca tendo estado em nenhum local minimamente parecido. E é assim que se reconhece uma história bem escrita.

Na leitura encontrei apenas um ou dois errinhos de revisão, algo perdoável para a primeira publicação de uma editora, principalmente se tratando de um e-book. Nada que atrapalhe a continuidade da leitura e nem mesmo o seu ritmo. Não preciso nem dizer que já estou louca para ler mais textos da Anna, não é mesmo?

Você pode adquirir gratuitamente esta novela na Amazon e também em outras plataformas digitais como o KoboLev e Google Play Books

COMENTÁRIOS

Nome

Amazon,1,Bertrand Brasil,1,Bethesda,1,Book4You,1,Cartoon Network,1,CD Projeckt RED,1,Cinema,23,Consoles e PC,6,Cosplay,1,Críticas,3,Críticas em Série,28,CW,8,DC,12,Disney,1,Doctor Who,15,EA Acess,1,EA Games,1,Editora Aleph,1,Editora Dame Blanche,1,Editora DarkSide Books,1,Editora Draco,7,Editora Hedra,1,Editora Lendari,2,Editora Mundo Uno,1,Editora Novo Conceito,1,Editora Record,2,Editora Seguinte,1,Editora Selo Jovem,6,Especiais,9,Especial Natalino,1,eventos,3,Fear The Walking Dead,1,FML Pepper,1,Fotografia e Arte,2,Galera Record,1,Gameplay,1,Games,4,Géssica Marques,2,Globo Alt,1,God Hand,1,Gone Home,1,Guardiões da Galáxia,1,Harry Potter,2,Heroes,2,Heroes Reborn,2,HQs,3,HQs e Mangás,5,Hulu,1,Independente,4,Indiecacao,3,Into The Badlands,1,Inverso,1,iOS,1,Iron Heart,1,Iron Man,1,It: A Coisa,2,iZombie,1,J. R.R. Tolkien,1,J.K. Rowling,1,Jessica Jones,1,Joe Schreiber,1,Jogos,16,Johnny Depp,1,Journey,1,Joyland,1,Jumanji,1,Justiceiro,1,Karen Alvares,1,Kingdoms of Amalur,1,lançamentos,2,Lançamentos Editoriais,1,lancamentos-livros,4,Leonardo DiCaprio,1,Life is Strange,2,listas-series,1,Livros e HQs,63,Maníacos Por Comics,1,Marcas da Guerra,1,Marjane Satrapi,1,Maroon 5,1,Marvel,5,Maze Runner,1,Mestre Gil de Ham,1,Mirror's Edge,1,Mobile,2,Moda e Estilo,1,Mr. Robot,1,Mulan,1,Mulher Maravilha,1,Mulheres,1,Música,6,musica-nerd,1,Mystery Box,1,Não Pare!,1,NerdJam,2,NerdLoot,1,NerdSpell,1,NerdStuff,6,Netflix,6,Netflix vs Prioridades,1,News,49,Notícias,1,Novembro de 63,3,O Despertar da Força,3,O Prisioneiro dos Daleks,1,O Último Gargalo de Gaia,1,Okami,1,Oscar,1,Overwatch,1,Parceria,8,Passengers,1,PC,1,Penny Dreadful,1,Pennywise,2,Persépolis,1,Playstation,9,Poeme-se,1,Pokémon GO,3,Porcelana,2,Preacher,2,Prêmio Nobel de Literatura,1,Promoções e Sorteios,4,Prova de Fogo,1,PS3,1,PS4,3,Punho de Ferro,1,Queen,1,Rami Malek,1,Resenhas,32,Resident Evil,1,Resident Evil VII,1,reviews-games,7,Revista Avessa,1,Revista Geeks,1,Revista TIME,1,Riri Williams,1,Rogue One,2,S.K. Treymane,1,Sense 8,1,Séries e TV,48,Setembro Amarelo,1,Singularity,1,Sir James Matthew,1,Sony Pictures,2,Square Enix,1,Star Trek,1,Star Wars,7,Stephen King,5,Stranger Things,1,Supergirl,2,TAG,1,Tech,3,Tecnologia,1,Testes e Quizzes,3,The Beatles,1,The Flash,5,The Game Awards,1,The Walking Dead,1,The Witcher,3,The Witcher III,2,Trailers,13,Trevor Baxendale,1,Troopers da Morte,1,TV Show Time,1,Única Editora,1,Van Helsing,1,Vanquish,1,Voo Fantasma,1,VR,1,Warner,3,Wattpad,1,Wayne de Gotham,1,Wild Hunt,1,WMF Martins Fontes,2,Wonder Woman,1,Yellow Submarine,1,
ltr
item
NerdSide Blog: Resenha | A Casa de Vidro - As Estações, de Anna Fagundes Martino
Resenha | A Casa de Vidro - As Estações, de Anna Fagundes Martino
http://68.media.tumblr.com/ace5d2a6ec37545194560576fc9ded16/tumblr_inline_odtzspcYiC1tb7gy8_500.png
NerdSide Blog
http://www.nerdsideblog.com/2016/09/resenha-casa-de-vidro-as-estacoes-de.html
http://www.nerdsideblog.com/
http://www.nerdsideblog.com/
http://www.nerdsideblog.com/2016/09/resenha-casa-de-vidro-as-estacoes-de.html
true
69582135316299022
UTF-8
Posts Carregados Nenhum post encontrado VER TUDO Leia Mais Responder Cancelar Resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado Para Você TAG ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nenhum resultado encontrado Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Selecionar All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy