$type=grid$show=home$count=5$label=0$tbg=black$meta=0$snip=0$rm=0

Resenha | A Noiva Fantasma, de Yangsze Choo





Gênero: Ficção Fantástica | Páginas: 347 | Editora: Dark Side Books
Certa noite, meu pai perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma. Perguntar talvez não seja bem a palavra. Estávamos em seu escritório, eu folheando um jornal e ele no sofá de vime. A noite estava quente e quieta, com mariposas voando em círculos pelo ar úmido, atraídas pela lamparina acesa.
Se o quê você espera encontrar aqui é uma história de terror, você veio ao lugar errado. A Noiva Fantasma se trata de uma história espetacular que mistura romance e o sobrenatural tendo como cenário a cultura do povo Malaio.

Apesar do título, o livro não tem nada a ver com a criação de Tim Burton (A Noiva Cadáver). Na verdade, ele remete a uma tradição comum nas comunidades no exterior da China continental. O casamento fantasma pode ser realizado de duas formas: casando duas pessoas mortas que se amavam em vida, ou então casando uma pessoa morta com uma viva para atender um último desejo ou então tranquilizar seu espírito.

Toda a trama se desenvolve ao redor de Pan Li Lan, uma jovem adolescente que perdeu sua mãe há muitos anos e seu pai, apesar de passar muito tempo em casa, não superou a perda da esposa e passa os dias trancado fumando ópio. A causa da morte da mãe de Li Lan foi um surto de varíola que acometeu toda a família, deixando o pai com cicatrizes terríveis no rosto. A jovem por outro lado foi poupada e sobreviveu, ficando apenas com uma pequena cicatriz atrás da orelha.

Nossa protagonista é uma jovem bem educada, que sabe ler e escrever, além de ter sido educada pela sua Amah e pelo Velho Wong, os dois únicos empregados que ainda restaram na casa. É simplesmente impossível não se apaixonar pela simplicidade desses dois. Amah, apesar de às vezes assustar a jovem com suas superstições, sempre cuida dela como filha. Uma de suas grandes preocupações é que ela fique isolada, assim como o pai, e jamais se apaixone por alguém.

Mas, inesperadamente, a jovem recebe uma proposta pra lá de esquisita, mesmo para sua supersticiosa cuidadora: se tornar uma noiva fantasma. Lin Tian Ching é um jovem que morreu recentemente, filho de uma das famílias mais ricas da cidade de Malaca, que vem perturbando a própria mãe através dos sonhos para que seja arranjado um casamento com Li Lan. 

A mãe do falecido chega a fazer a proposta ao pai da moça, mas isso não é exatamente algo que ele sonha para a filha. A tradição, apesar de comum, não é exatamente bem vista pela sociedade e a menina precisaria lidar com isso por toda a vida. Então o pai da jovem simplesmente enrola para dar uma resposta definitiva. 

Você provavelmente está se perguntando porque ele não recusa o pedido de uma vez, certo? Mas o porém está no fato de que o casamento seria uma mão na roda nas finanças da família. O pai de Tian Ching se comprometera a perdoar todas as dívidas da família Pan se o casamento fosse realizado. Um baita dilema, né?

Mas Tian Ching é bastante insistente, por isso começa a atormentar a jovem também em seus sonhos. Ela mal consegue dormir e resolve que precisa tomar medidas drásticas para voltar a viver normalmente, afinal, ela já se decidiu: não irá se casar com um fantasma. 

Mas numa tentativa desesperada de se livrar do fantasma de Tian Ching, a jovem sai de seu próprio corpo! Para sabe o que acontece daqui em diante, você vai precisar ler a aventura. Uma jornada pela cultura malaia/chinesa que levará Lin Lan a se reencontrar, além de descobrir mais sobre o passado de Tian Bai, primo de Tian Ching, por quem ela se apaixonou.

O livro é dividido em quatro partes, sendo elas: Malaia - 1893O AlémA Planície dos Mortos e Malaca. Através de cada um dos capítulos, somos levados a conhecer mais sobre a cultura local e também a acompanhar a jornada de uma jovem que luta para sobreviver em uma sociedade essencialmente construída sob o domínio do machismo.

No começo, confesso que Lin Lan me irritou um pouco. A jovem parecia disposta a abrir mão de sua liberdade em troca de um casamento fantasma que poderia lhe conferir conforto e estabilidade. Mas ela com o tempo percebe que não é isso que ela procura, que a vida pode ser mais pra ela do que viver fiel à um marido que nem sequer existe. Afinal, se homens vivos podiam ter mais de uma esposa, por que ela deveria ser fiel à um fantasma? O livro é recheado de críticas a sociedade chinesa daquela época, mas que se aplicam bem aos dias atuais. 

A Noiva Fantasma aposta na complexidade dos personagens, mesmo os secundários. Todos tem segredos que precisam esconder, todos tem passados que gostariam de esquecer e todos são humanos e podem errar, sem esquecer que terão que conviver com as consequências dos seus erros. Mesmo sendo uma história de pura ficção fantasiosa, os personagens são palpáveis. Ninguém é totalmente bom ou mau, são todos cinzas. Assim como nós somos. 

Além disso, Lin Lan é uma protagonista pra lá de decidida. Mesmo quando todo o cenário parece apontar para um romance, percebemos que o livro se trata na verdade de uma jornada. A protagonista trilha seu caminho e faz suas escolhas por si mesma. Acompanhar seu crescimento foi uma experiência bastante única.
“Eu não me curvaria a sua vontade. Qualquer coisa seria melhor que me tornar esposa desse espectro.” 
A narrativa, apesar de bem complexa, é muito bem amarrada. Não deixando assim espaços para pontas soltas, como é comum em títulos de ficção fantasiosa que fogem dos temas comuns. Foi bem interessante e até engraçado ver Lin transitar entre “não acredito em fantasmas” até “ai meu deus querem que eu me case com um fantasma” e finalmente chegar em “ESTOU SONHANDO COM UM FANTASMA” e para isso a narrativa em primeira pessoa foi essencial. 

Tratando-se da Darkside Books, nem preciso dizer que a capa e diagramação ficaram incríveis. As folhas amareladas combinam com o espírito (com o perdão do trocadilho) do livro e promovem aquele clássico conforto na leitura. Poucos erros de revisão foram encontrados, mas nada que atrapalhe a leitura. Já a capa consegue misturar vários elementos da cultura local e criar um certo mistério acerca da história do livro. Além disso, o livro ainda possui páginas no final que te incentivam a destacá-las e fazer lindos origamis com elas. Só falta a coragem, não é mesmo? Mais uma vez a DarkSide está de parabéns pela belíssima edição, que só pra constar, é de capa dura.

Escrito por Yangsze Choo, uma autora de descendência Malaca, o livro é rico em detalhes e mesmo que você não saiba nada da cultura asiática não vai se sentir perdido. Ela consegue apresentar muitos elementos da cultura local, sem fazer você se sentir saturado de informações. Uma leitura recomendadíssima para quem ama livros com protagonistas fortes, assim como a exploração do desconhecido.






Yangsze Choo é descendente de malaios. Formou-se na Universidade de Harvarde ocupou vários cargos corporativos antes de escrever seu primeiro romance, A Noiva Fantasma. Yangsze adora comer e ler, e faz as duas coisas ao mesmo tempo com frequência. Ela mora na Califórnia com seu marido e filhos, além de um coelho. Saiba mais em: yschoo.com 

Compre aqui: Livraria Cultura | Saraiva | Submarino | Americanas | Amazon

COMENTÁRIOS

Nome

Amazon,1,Bertrand Brasil,1,Bethesda,1,Book4You,1,Cartoon Network,1,CD Projeckt RED,1,Cinema,23,Consoles e PC,6,Cosplay,1,Críticas,3,Críticas em Série,28,CW,8,DC,12,Disney,1,Doctor Who,15,EA Acess,1,EA Games,1,Editora Aleph,1,Editora Dame Blanche,1,Editora DarkSide Books,1,Editora Draco,7,Editora Hedra,1,Editora Lendari,2,Editora Mundo Uno,1,Editora Novo Conceito,1,Editora Record,2,Editora Seguinte,1,Editora Selo Jovem,6,Especiais,9,Especial Natalino,1,eventos,3,Fear The Walking Dead,1,FML Pepper,1,Fotografia e Arte,2,Galera Record,1,Gameplay,1,Games,4,Géssica Marques,2,Globo Alt,1,God Hand,1,Gone Home,1,Guardiões da Galáxia,1,Harry Potter,2,Heroes,2,Heroes Reborn,2,HQs,3,HQs e Mangás,5,Hulu,1,Independente,4,Indiecacao,3,Into The Badlands,1,Inverso,1,iOS,1,Iron Heart,1,Iron Man,1,It: A Coisa,2,iZombie,1,J. R.R. Tolkien,1,J.K. Rowling,1,Jessica Jones,1,Joe Schreiber,1,Jogos,16,Johnny Depp,1,Journey,1,Joyland,1,Jumanji,1,Justiceiro,1,Karen Alvares,1,Kingdoms of Amalur,1,lançamentos,2,Lançamentos Editoriais,1,lancamentos-livros,4,Leonardo DiCaprio,1,Life is Strange,2,listas-series,1,Livros e HQs,63,Maníacos Por Comics,1,Marcas da Guerra,1,Marjane Satrapi,1,Maroon 5,1,Marvel,5,Maze Runner,1,Mestre Gil de Ham,1,Mirror's Edge,1,Mobile,2,Moda e Estilo,1,Mr. Robot,1,Mulan,1,Mulher Maravilha,1,Mulheres,1,Música,6,musica-nerd,1,Mystery Box,1,Não Pare!,1,NerdJam,2,NerdLoot,1,NerdSpell,1,NerdStuff,6,Netflix,6,Netflix vs Prioridades,1,News,49,Notícias,1,Novembro de 63,3,O Despertar da Força,3,O Prisioneiro dos Daleks,1,O Último Gargalo de Gaia,1,Okami,1,Oscar,1,Overwatch,1,Parceria,8,Passengers,1,PC,1,Penny Dreadful,1,Pennywise,2,Persépolis,1,Playstation,9,Poeme-se,1,Pokémon GO,3,Porcelana,2,Preacher,2,Prêmio Nobel de Literatura,1,Promoções e Sorteios,4,Prova de Fogo,1,PS3,1,PS4,3,Punho de Ferro,1,Queen,1,Rami Malek,1,Resenhas,32,Resident Evil,1,Resident Evil VII,1,reviews-games,7,Revista Avessa,1,Revista Geeks,1,Revista TIME,1,Riri Williams,1,Rogue One,2,S.K. Treymane,1,Sense 8,1,Séries e TV,48,Setembro Amarelo,1,Singularity,1,Sir James Matthew,1,Sony Pictures,2,Square Enix,1,Star Trek,1,Star Wars,7,Stephen King,5,Stranger Things,1,Supergirl,2,TAG,1,Tech,3,Tecnologia,1,Testes e Quizzes,3,The Beatles,1,The Flash,5,The Game Awards,1,The Walking Dead,1,The Witcher,3,The Witcher III,2,Trailers,13,Trevor Baxendale,1,Troopers da Morte,1,TV Show Time,1,Única Editora,1,Van Helsing,1,Vanquish,1,Voo Fantasma,1,VR,1,Warner,3,Wattpad,1,Wayne de Gotham,1,Wild Hunt,1,WMF Martins Fontes,2,Wonder Woman,1,Yellow Submarine,1,
ltr
item
NerdSide Blog: Resenha | A Noiva Fantasma, de Yangsze Choo
Resenha | A Noiva Fantasma, de Yangsze Choo
http://68.media.tumblr.com/9fd863a9ea21ff4bf3fc7c5ba3aad758/tumblr_inline_ofxb90xcFJ1tb7gy8_500.png
NerdSide Blog
http://www.nerdsideblog.com/2016/11/resenha-noiva-fantasma-de-yangsze-choo.html
http://www.nerdsideblog.com/
http://www.nerdsideblog.com/
http://www.nerdsideblog.com/2016/11/resenha-noiva-fantasma-de-yangsze-choo.html
true
69582135316299022
UTF-8
Posts Carregados Nenhum post encontrado VER TUDO Leia Mais Responder Cancelar Resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado Para Você TAG ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nenhum resultado encontrado Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Selecionar All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy