$type=grid$show=home$count=5$label=0$tbg=black$meta=0$snip=0$rm=0

Vamos falar sobre cicatrizes? Conheça o projeto ‘Por Enquanto’, de Vanessa Bencz e Yasmin Moraes


 
Se você acompanha o NerdSide Blog com frequência, então é bem provável que você já tenha ouvido falar da Vanessa Bencz, uma jornalista joinvilense que se descobriu como escritora e ativista social e já transformou a vida de centenas de crianças e adolescentes através de suas palestras. Ela é autora dos livros  Relato do Sol, Memórias de uma Jornalista Distraída e Leia Quando Chegar em Casa, além da HQ A Menina Distraída.
 
image
 
O tema das palestras é geralmente bullying, assunto do qual trata sua primeira história em quadrinhos, A Menina Distraída, que nós já resenhamos aqui. Mas, obviamente, a Vanessa também fala sobre outros assuntos, de acordo com as necessidades de cada turma que ela visita. Já foram mais de 800 palestras e, durante essa trajetória, ela já esbarrou com muitos problemas que são críticos da nossa juventude, mas que são muitas vezes ignorados pela sociedade.


Nesse novo projeto, Vanessa se juntou com a ilustradora e publicitária Yasmin Moraes para produzir a história em quadrinhos Por Enquanto.

Já já vamos falar sobre essa nova história, mas primeiro gostaria de apresentar a vocês a Com amor, yasmin, uma página do facebook onde a artista publica poemas ilustrados que são de uma sensibilidade incrível. Além disso ela também faz ilustrações incríveis como essa ao lado.

A página, que começou como um diário para lidar com a depressão, logo mostrou que muita gente podia se identificar com aqueles sentimentos e assim conquistou seus fãs. Se quiser conhecer mais, é só dar uma passadinha lá na page, você vai encontrar muita poesia, arte, além de alguns sorteios e uma lojinha pra lá de bonitinha!

Uma das coisas que mais me encantam nos livros da Tia Nessa, é a capacidade que ela tem de comunicar. Você dá atenção ao que ela diz, escreve, etc... Porque ela viveu aquilo. Ela pode e consegue falar com crianças e adolescentes de uma forma natural, simplesmente porque ela entende. Isso se chama empatia e é isso que ela vem tentando ensinar aos alunos que ela encontra.

"Eu, Vanessa Bencz, tinha 13 anos quando me cortei de forma proposital pela primeira vez. Lembro que eu estava na escola e havia acabado de receber meu boletim: tirara zero em matemática. Eu sabia que ia reprovar. Sabia que decepcionaria meus pais, já decepcionados com esta filha chamada de ovelha negra da família. Então, busquei meu estilete enferrujado no estojo de canetas e, sem pensar muito, cravei-o na pele do braço. Ficou uma cicatriz fininha e dolorida. Na época, eu achava que merecia aquilo. Era a minha punição por ser uma burra, por ser uma vergonha. Eu merecia ter a pele machucada - era como eu me sentia por dentro."



Para explicar um pouquinho mais sobre Por Enquanto, vamos precisar voltar à Menina Distraída por um momento. Apesar de a história da HQ ter um propósito bem definido, a única coisa que me deixou um pouco chateada foi que os personagens secundários não haviam sido muito bem explorados. Principalmente a Ana, que desde a primeira história já mostrava que estava tendo problemas.

Hoje vejo que talvez isso tenha sido proposital, pois é a história dessa adolescente que iremos acompanhar na nova HQ. Ana tinha 14 anos e vivia uma situação difícil em casa com o padrasto, agora ela cresceu, tem 16 anos e passou por uma reformulação. Mas ainda luta contra a auto-mutilação. Vanessa explica que resolveu desenvolver a história dela porque esta personagem foi quem mais causou empatia entre os leitores.

Quando falamos em automutilação e suicídio, principalmente com jovens, o assunto não raramente se revela um tabu. É difícil convencer os pais e escolas de quem é preciso debater sobre essas questões, afinal muitos acham que ao discutir o problema, estaríamos influenciando-os a fazer estas coisas. Da mesma forma, também é complicado falar sobre com os próprios alunos, pois muitos tem vergonha de admitir que estão com problemas e muitas vezes são ridicularizados pelos próprios colegas. Portanto, o intuito do projeto é criar um material que seja interessante para os alunos, devido à linguagem e também ao formato, e que possa ser utilizado pelas escolas para conscientizar e educar.


Aqui ao lado você pode conferir um preview disponibilizado na própria página do projeto no Catarse. Lá você pode conferir outras imagens do livro e também contribuir com valores a partir de 10 reais.

As meninas já conseguiram alcançar mais de 50% da meta e tem mais 13 dias para conseguir o restante. Por isso é importante ajudar, mesmo que seja divulgando. Além disso, tem recompensas super legais para doações acima de R$20,00.

Se quiser conhecer mais sobre a autora, ilustradora ou mesmo sobre o projeto, basta checar a página do CatarseLá você pode tirar todas as suas dúvidas, desde a idealização até como será gasto o dinheiro arrecadado. O mais importante é ajudar, seja como for. Automutilação é um problema de saúde pública, então envolve todos nós.                            


Quando uma escola perde um estudante para o suicídio, a coisa vai além de uma carteira vazia dentro da sala de aula. Somos nós, falhando como sociedade.


COMENTÁRIOS

Nome

Amazon,1,Bertrand Brasil,1,Bethesda,1,Book4You,1,Cartoon Network,1,CD Projeckt RED,1,Cinema,23,Consoles e PC,6,Cosplay,1,Críticas,3,Críticas em Série,28,CW,8,DC,12,Disney,1,Doctor Who,15,EA Acess,1,EA Games,1,Editora Aleph,1,Editora Dame Blanche,1,Editora DarkSide Books,1,Editora Draco,7,Editora Hedra,1,Editora Lendari,2,Editora Mundo Uno,1,Editora Novo Conceito,1,Editora Record,2,Editora Seguinte,1,Editora Selo Jovem,6,Especiais,9,Especial Natalino,1,eventos,3,Fear The Walking Dead,1,FML Pepper,1,Fotografia e Arte,2,Galera Record,1,Gameplay,1,Games,4,Géssica Marques,2,Globo Alt,1,God Hand,1,Gone Home,1,Guardiões da Galáxia,1,Harry Potter,2,Heroes,2,Heroes Reborn,2,HQs,3,HQs e Mangás,5,Hulu,1,Independente,4,Indiecacao,3,Into The Badlands,1,Inverso,1,iOS,1,Iron Heart,1,Iron Man,1,It: A Coisa,2,iZombie,1,J. R.R. Tolkien,1,J.K. Rowling,1,Jessica Jones,1,Joe Schreiber,1,Jogos,16,Johnny Depp,1,Journey,1,Joyland,1,Jumanji,1,Justiceiro,1,Karen Alvares,1,Kingdoms of Amalur,1,lançamentos,2,Lançamentos Editoriais,1,lancamentos-livros,4,Leonardo DiCaprio,1,Life is Strange,2,listas-series,1,Livros e HQs,63,Maníacos Por Comics,1,Marcas da Guerra,1,Marjane Satrapi,1,Maroon 5,1,Marvel,5,Maze Runner,1,Mestre Gil de Ham,1,Mirror's Edge,1,Mobile,2,Moda e Estilo,1,Mr. Robot,1,Mulan,1,Mulher Maravilha,1,Mulheres,1,Música,6,musica-nerd,1,Mystery Box,1,Não Pare!,1,NerdJam,2,NerdLoot,1,NerdSpell,1,NerdStuff,6,Netflix,6,Netflix vs Prioridades,1,News,49,Notícias,1,Novembro de 63,3,O Despertar da Força,3,O Prisioneiro dos Daleks,1,O Último Gargalo de Gaia,1,Okami,1,Oscar,1,Overwatch,1,Parceria,8,Passengers,1,PC,1,Penny Dreadful,1,Pennywise,2,Persépolis,1,Playstation,9,Poeme-se,1,Pokémon GO,3,Porcelana,2,Preacher,2,Prêmio Nobel de Literatura,1,Promoções e Sorteios,4,Prova de Fogo,1,PS3,1,PS4,3,Punho de Ferro,1,Queen,1,Rami Malek,1,Resenhas,32,Resident Evil,1,Resident Evil VII,1,reviews-games,7,Revista Avessa,1,Revista Geeks,1,Revista TIME,1,Riri Williams,1,Rogue One,2,S.K. Treymane,1,Sense 8,1,Séries e TV,48,Setembro Amarelo,1,Singularity,1,Sir James Matthew,1,Sony Pictures,2,Square Enix,1,Star Trek,1,Star Wars,7,Stephen King,5,Stranger Things,1,Supergirl,2,TAG,1,Tech,3,Tecnologia,1,Testes e Quizzes,3,The Beatles,1,The Flash,5,The Game Awards,1,The Walking Dead,1,The Witcher,3,The Witcher III,2,Trailers,13,Trevor Baxendale,1,Troopers da Morte,1,TV Show Time,1,Única Editora,1,Van Helsing,1,Vanquish,1,Voo Fantasma,1,VR,1,Warner,3,Wattpad,1,Wayne de Gotham,1,Wild Hunt,1,WMF Martins Fontes,2,Wonder Woman,1,Yellow Submarine,1,
ltr
item
NerdSide Blog: Vamos falar sobre cicatrizes? Conheça o projeto ‘Por Enquanto’, de Vanessa Bencz e Yasmin Moraes
Vamos falar sobre cicatrizes? Conheça o projeto ‘Por Enquanto’, de Vanessa Bencz e Yasmin Moraes
https://3.bp.blogspot.com/-flrIpwXSeQU/WOOVlORLMyI/AAAAAAAABSs/MBA3ISsnupAwgEc4yxA9YX_fUhCRzkPugCLcB/s1600/x17352232_1460989667308847_2819016479984900566_n-678x381.jpg.pagespeed.ic.ZtaN53MeTe.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-flrIpwXSeQU/WOOVlORLMyI/AAAAAAAABSs/MBA3ISsnupAwgEc4yxA9YX_fUhCRzkPugCLcB/s72-c/x17352232_1460989667308847_2819016479984900566_n-678x381.jpg.pagespeed.ic.ZtaN53MeTe.jpg
NerdSide Blog
http://www.nerdsideblog.com/2017/04/vamos-falar-sobre-cicatrizes-conheca-o_4.html
http://www.nerdsideblog.com/
http://www.nerdsideblog.com/
http://www.nerdsideblog.com/2017/04/vamos-falar-sobre-cicatrizes-conheca-o_4.html
true
69582135316299022
UTF-8
Posts Carregados Nenhum post encontrado VER TUDO Leia Mais Responder Cancelar Resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Tudo Recomendado Para Você TAG ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nenhum resultado encontrado Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar Selecionar All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy